Mestre ensinador: descubra quem é o homem por trás do gnomo de MS que dominou o mundo
Ligação espiritual, ser da floresta e por que “Mestre ensinador”: saiba detalhes do místico campo-grandense criador e comandante do boneco viral no planeta
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cabeça de gnomo, corpo de pano e mãos de bonecos: que o fantoche (ou ser místico) “Mestre ensinador” é de Campo Grande todo mundo já sabe. Mas, afinal, quem é Jhonatan Oliveira, o homem de 29 anos por trás do gnomo que está dominando o mundo com vídeos virais no TikTok?
Esta semana, o Jornal Midiamax foi até a casa do artista, no bairro Estrela Dalva, e bateu um papo com o criador do “Mestre ensinador” – nascido e crescido em Campo Grande. Com cabelos cumpridos e jeito simples, o idealizador do boneco que está fazendo o maior sucesso na internet recebeu a reportagem com muita gentileza.
Logo, pedimos para conhecer a estrela do momento: Tibúrcio, nome “de batismo” do fantoche “Mestre ensinador”. Jhonatan então trouxe o gnomo, que nos acompanhou até o final da entrevista.
Por que “Mestre ensinador”?
E a primeira revelação veio logo em seguida, quando perguntamos o que, de fato, significa “Mestre ensinador” e de onde surgiu esse nome, bem como o nome de Tibúrcio? Só que, para o artesão, nada tem uma explicação tão maniqueísta.
“Olhei pra ele e falei: ‘tem cara de Tibúrcio’ e batizei com esse nome. É um mestre. Ele ensina as coisas boas da vida, da natureza. É um ser da floresta, tem os conhecimentos da mãe natureza, como se fosse um ser mágico. Eu meio que deduzi, se é um ser da floresta, ele tem que passar um ensinos, então é um mestre que ensina, mestre ensinador”, explica ao MidiaMAIS.
Artista nato e defensor das artes, o campo-grandense recebe muitos insights inexplicáveis, ideias que simplesmente vêm à cabeça, não necessariamente atreladas a alguma referência. Por isso, com o “Mestre ensinador” não é diferente. Veja um vídeo com mais de 16 milhões de visualizações:
“Mestre ensinador” não tem religião
O fato é que Jhonatan viu sua vida mudar desde que o “Mestre ensinador” viralizou, em meados de novembro. Mais de um mês depois, o hype segue em alta e não dá sinais de esgotamento. No entanto, há controvérsias sobre Tibúrcio, que em alguns provoca medo e em outros desperta simpatia.
“O povo achava que era macumba, feitiçaria… eu nunca mexi com isso. É uma manifestação artística”, garante o artesão, dizendo ainda que não faz parte de nenhuma religião. “Sou cristão, acredito em Deus”, afirma.
Existe uma explicação para o fenômeno do “Mestre ensinador”? Porque um simples fantoche com cabeça de gnomo faz tanto sucesso no mundo? O Jornal Midiamax questionou Jhonatan sobre o que há no boneco para conquistar as pessoas, mas nem ele sabe ao certo a resposta.
“Acredito que as músicas que eu coloco nos vídeos ajudam. É uma arte, uma manifestação artística. E eu também faço como se eu fosse assistir, faço um vídeo que eu gostaria de assistir”, pontua.
“Mestre ensinador” tem ligação espiritual
A cabeça de gnomo que compõe o boneco era de uma estátua da avó de Jhonatan, já falecida há alguns anos. Ele conta que pegou a estátua, retirou a cabeça e deu um novo corpo de pano para facilitar os movimentos.
Em conversa com o Midiamax, a mãe do artista, Neila, de 52 anos, comenta que a avó do artesão era muito apegada ao objeto. “Ela amava esse duende, era apaixonada, como se fosse uma riqueza pra ela. Não tinha ouro que pagasse”, revela.
O criador do “Mestre ensinador” acrescenta dizendo que era muito ligado a avó, que de certa forma é a alma do boneco. Teria então Tibúrcio uma ligação espiritual com a senhora? Quanto a isso, Jhonatan acredita que sim, a avó está dando uma ajudinha de alguma maneira.
Impactos do “Mestre ensinador”
Se o artista campo-grandense teve a vida transformada pelo boneco, os fãs do “Mestre ensinador” também relatam drásticas mudanças. Na web, são inúmeros os comentários de internautas dizendo que mudaram de humor e até saíram da depressão vendo os simples e caseiros vídeos de Jhonatan.
“As pessoas me mandam mensagens falando que estavam numa hora ruim emocional, mas aí diz que viram os vídeos e mudou tudo. Falam pra mim ‘rapaz, esses vídeos melhoraram minha vida’. Esse é o valor da arte, que as vezes tem força pra mudar a alma da pessoa”, reflete.
Por isso, de acordo com o artista, se o “Mestre ensinador” fosse um personagem da ficção, seu poder seria a cura. “É um curandeiro”, pensa ele.
Planos
Como Jhonatan já havia declarado, criou o “Mestre ensinador” com o intuito de ser um chamariz para seu trabalho como pintor – maior paixão e ofício. Segundo ele, desde o início, o fantoche foi pensado para ser uma espécie de viral, que o ajudaria a ficar conhecido por suas obras de arte.
Para o artesão, apesar do sucesso absoluto, do fato de Tibúrcio ter ganhado vida e o fenômeno caminhar sozinho, o principal foco ainda é divulgar seu trabalho com as telas, cujas maiores referências estão no paisagismo, que é o que ele mais gosta de pintar.
Autodidata, Jhonatan começou a colorir telas há mais de 12 anos porque tinha vontade de registrar paisagens com as tintas. Em uma década, ele pintou diversos muros no Estado, quadros variados, e etc. Desse modo, sempre quis reconhecimento na área e afirma ter criado Tibúrcio, o “Mestre ensinador”, para que essa arte fosse valorizada.
Mas, como isso é possível?
É que ele já pensou em tudo e sabe bem como vai fazer a ligação entre o bonequinho viral e seu trabalho de pintor. Por enquanto, está produzindo vários quadros, agora focados na imagem de Tibúrcio, mas que com o tempo devem se expandir para outros desenhos.
Jhonatan também revela que está sendo procurado pelo mundo inteiro para fechar produtos e parcerias com a figura do “Mestre ensinador”, mas nega todos porque o foco está na promoção de suas telas. Ele diz que se organiza para poder iniciar a comercialização legal do “Mestre ensinador” e lamenta o fato de vários lugares do planeta estarem copiando o boneco.
Isso porque as proporções do sucesso estão fora de controle e o mundo todo está se mostrando obcecado com a figura do “Mestre ensinador”, replicada em diversos países e reproduzida em massa na internet. Em pouco tempo após ganhar a web, Tibúrcio já virou fantasia, estampa de roupas, produtos gerais, “pops” artesanais e tudo mais, mas sem a autorização do criador.
Que fenômeno é esse?
Criado em 2020 pelo campo-grandense Jhonatan Oliveira, o boneco Tibúrcio, “Mestre ensinador” nasceu de uma ideia complexa do artista como estratégia para alavancar seu nome como pintor. Depois de três anos de dedicação na internet, especialmente no TikTok, a ideia finamente se materializou.
Os gringos então encontraram um significado inexplicável e criaram uma trend (vídeos que ganham destaque e se tornam uma tenência por serem replicados milhões de vezes no app) também inexplicável com as gravações do fantoche, potencializando ainda mais a repercussão da figura emblemática do “Mestre ensinador”. Confira uma versão brasileira da trend global:
Tibúrcio virou um fenômeno que já segue seus passos de forma orgânica, de maneira que o criador perdeu o controle sobre o boneco. Agora, ele tem a missão de fazer as pessoas saberem de seu trabalho artístico com as tintas, ainda por meio do fantoche.
No entanto, tudo já está esquematizado na cabeça do artista e os fãs do “Mestre ensinador” podem esperar surpresas para os próximos dias.
O que há nesses vídeos? Entenda como o boneco de Campo Grande se tornou um fenômeno e ganhou o mundo:
Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.