Infelizmente, esta não é uma história de novela. Quem acompanha “Pantanal” sabe que, recentemente, a exibiu uma cena em que o personagem Levi (Leandro Lima) caiu no rio e foi devorado por piranhas. Mas, o caso resgatado pelo MidiaMAIS nesta quinta-feira (7), lamentavelmente não foi meramente cênico como o do folhetim.

A notícia de 5 de dezembro de 1947 teve repercussão nacional. Os principais jornais do país registraram a morte do adolescente Karli, de 16 anos, que caiu no e teve o corpo devorado por piranhas, em , município hoje pertencente a Mato Grosso do Sul.

Documentada pelo livro “Sangue no Oeste”, com base no exemplar do Jornal de Notícias da mesma data, a tragédia aconteceu da seguinte maneira:

“Em Corumbá, quando pescava à beira do rio, numa barranca que fica no lugar denominado Praia Vermelha, nesse porto, caiu à água o menor Karli, de 16 anos, aluno do Ginásio Maria Leite”, inicia a reportagem do jornal.

devorado por piranhas
Personagem Levi foi comido por piranhas e morreu da mesma forma que o adolescente de Corumbá – (Fotos: Reprodução/TV Globo)

Ainda segundo o fato noticiado: “Nem bem tocou a correnteza do rio, o corpo do infeliz foi logo abocanhado pelas vorazes piranhas, que aos milhões se encontram nas margens do Paraguai, ao cair da noite, à procura de comida, sendo ato contínuo levado para o fundo do rio”, descreve o noticioso de São Paulo, repercutindo o ocorrido em Corumbá.

“Uma hora depois, acudindo os parentes de Karli, que reside em companhia de seu tio, o negociante José Cury, o corpo apareceu completamente desprovido das carnes, sendo nesse estado posto num caixão e dado à sepultura no cemitério local, na manhã seguinte”, detalha a matéria.

O fato fica ainda mais triste quando o Jornal de Notícias de 5 de dezembro de 1947 encerra a notícia dando detalhes da vida do jovem que teve a vida arrancada pelas piranhas. “Os pais do menor Karli, que no ginásio sempre se destacou como o melhor aluno da série, residem em Minas Gerais, para onde, daqui a dias, devia ele viajar em gozo de férias”, conclui a reportagem.

devorado por piranhas
Capa do livro Sangue no Oeste, do e radialista Sérgio Cruz, sobre crimes e mortes da história de MS

Sangue no Oeste

Idealizador do livro “Sangue no Oeste”, Sérgio Cruz documenta em sua obra “mortes e crimes violentos na História de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul” entre os anos de 1730 e 2020. A trágica morte do adolescente devorado pelas piranhas está entre eles. Ao Jornal Midiamax, o autor que se dedica à pesquisa histórica desde 1974 detalha e explica porque decidiu reunir esses dados.

“Eu reuni os fatos históricos. São dados mesmo, crimes rumorosos, e alguns eu deixei de fazer por falta de informações. Só editei e levantei fatos já publicados em jornais e livros. Não tem nada de novo, mas a intenção é reunir esse material, documentar tudo, para facilitar a quem um dia venha a pesquisar sobre o assunto”, disse ele ao Midiamax.

Melhor aluno da sala, adolescente devorado por piranhas teve corpo ‘completamente desprovido das carnes é a quarta de uma série de reportagens do MidiaMAIS que recorda as mortes e crimes documentados na obra “Sangue no Oeste”, disponível para venda neste link.

Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e da culturaParticipe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais.

Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS.