O poeta Manoel de Barros é o homenageado de um espetáculo, já selecionado em 1º lugar na 1ª edição do “Prêmio Ipê de Teatro”, da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), em Campo Grande. A estreia será nesta sexta-feira (11) e se estende ao longo do fim de semana.
De nome Manual de Barro II – Concerto a Céu Aberto Para Solos de Objeto – o evento tem parceria da Arte Riso Companhia de Animação e Ateliê Ramona Rodrigues.

Segundo os envolvidos, a homenagem ao poeta é inspirada no poema em prosa “Introdução a Um Caderno de Apontamentos”, encenado sem palavras, colocando toda a narrativa a serviço da cena.
Quem prestigiar, verá a “simplicidade da criança que enfoca o poema e transvê o mundo, mostrando um caminho de fantástica e feliz transfiguração da vida, pelo devaneio e onirismo, onde permite vivenciar a relação entre avô e neto que está no inconsciente coletivo e se manifesta com relação a vida, mostrando que a morte do avô deixa de ser um sofrimento ou uma perda, para ser assumida como a realização poética de um grande desejo de transfiguração e descoberta de outros horizontes”.
A partir do legado deixado em um caderno de apontamentos, o espetáculo é sobre a primeira e a terceira infância, talvez sobre outras, mergulhando no universo de um menino que vê tudo poeticamente.
Espetáculo tem teatro de formas animadas

O chamado “Teatro de Formas Animadas” aponta que a comunicação pode ser até com palavras, mas é principalmente feita com imagens, gestos, música, ritmo, efeitos de luz e silêncios.
Esta inclusive é uma variante da técnica japonesa “bunraku” (animação direta), na qual um boneco é animado por vários atores que ficam atrás de um balcão, vestidos com roupas pretas, sobre um fundo preto, dando à peça a magia que é inerente ao ator animador.
O espetáculo terá estreia às 19 horas e segue no sábado e domingo, no mesmo horário, no Espaço Cultural Ateliê Ramona Rodrigues, localizado na Rua 14 de julho, 1431 – casa 3 – Centro. Os ingressos custam R$ 30 e estão à venda, a partir das 18h. Mais informações nos telefones: (67) 99688-5613 e (67) 99903-3550.
Leia também:
VÍDEO: Casa do poeta Manoel de Barros será aberta para visitação; conheça por dentro
Documentário sobre legado de Manoel de Barros já está disponível na Netflix