Mãe é mãe, independente do lugar, da cultura ou até mesmo da…espécie. Em , a vira-lata Lunna pode ser considerada a mãe do ano. Além de dar à luz a oito filhotinhos, ela ainda adotou mais quatro filhotes de pitbulls para amamentar, cuidar e amar como se fossem da mesma cria.

Lunna pariu na última segunda-feira (15) e, desde então, anda tento bastante ‘trabalho' com os seus filhos sob os cuidados da dona, a Viviane Nunes, de 41 anos.

Até então, mal sabia que a família estava prestes a aumentar, isso porque a poucas quadras da sua casa uma outra cadelinha, a Nalla – namorada do Simba – também pariu onze filhotes de pitbulls. O casal de cachorros pertence à servidora pública Ana Paula Carvalho, que estava de viagem quando tudo aconteceu.

Depressão pós-parto canina

Da mesma forma que a depressão pós-parto ocorre com as mulheres, também pode afetar as cadelinhas. Foi o que aconteceu com a Nalla, a vizinha de Lunna. Assim que voltou de viagem, Ana Paula percebeu que os filhotes começaram a morrer porque não estavam sendo alimentados, visto que cachorra estava ‘rejeitando' as crias.

Com quatro filhotes restantes, o objetivo era mantê-los vivos, especialmente por causa das chuvas e baixas temperaturas na Capital. Assim, a servidora pública buscou ajuda de Viviane para que Lunna fosse a salvadora dos cachorrinhos. As vizinhas, então, se juntaram para tentar a amamentação por parte da outra cadela. Logo nos primeiros segundos, a vira-lata aceitou os pitbulls como se fossem os próprios filhos.

“Em momento algum ela estranhou as crias da vizinha. Abraçou a todas e ainda fraca, passou a amamentar os filhotes dela e os de Nalla”, afirma a jornalista Vivianne Nunes, de 41 anos.

As duas amigas agora têm unido esforços para tratar da nutrição da mãe, de forma a permitir que ela alimente os bebês sem que tenha sua saúde prejudicada.

Agora com 12 filhotes em casa, a jornalista relata mudanças na rotina. Sem dormir direito cuidando para que os filhotes não passem frio, percebe que Lunna está cansada por estar dando o seu melhor.

“Estamos com amigos e pessoas mandando doações e ajudando na suplementação da Lunna. São doze [filhotes] né, mas se n fizesse isso os filhotes da Nalla teriam morrido também”, explica Viviane ao MidiaMAIS.

O grande medo agora são as baixas temperaturas, já que com a chegada dos quatro filhotes, a casinha que já era pequena, está ainda menor para abrigar todos eles. Mas os cuidados estão todos voltados para garantir que todos fiquem bem. Na casa de Lunna, há outros quatro animais; uma cadela fox paulistinha e três gatos.

“Não estávamos preparados para mais essa cria, mas eles vieram e vamos continuar unidas para que continuem bem, só que não é tarefa das mais baratas. Tem a alimentação, a moradia, os suplementos. Acordo todos os dias de madrugada e vou lá olhar para garantir que ninguém vai passar frio. É como ter um em casa, só que agora eu tenho doze”, finaliza a mãe do pet.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.