MidiaMAIS

Humilha Pantanal? Maior fenômeno da Globo gravado em MS, novela Alma Gêmea será reprisada

Fenômeno da TV Globo usou Mato Grosso do Sul como cenário e ganha segunda reprise a partir do dia 31: na íntegra, sem cortes

João Ramos Publicado em 05/01/2022, às 09h54

Coincidência ou não, "Alma Gêmea" será reapresentada na mesma época em que a Globo levará ao ar o remake de "Pantanal", ambos filmados em MS
Coincidência ou não, "Alma Gêmea" será reapresentada na mesma época em que a Globo levará ao ar o remake de "Pantanal", ambos filmados em MS - (Fotos: TV Globo)

A partir do dia 31 de janeiro, a novela de maior fenômeno da TV Globo gravada em Mato Grosso do Sul ganhará sua segunda reprise. "Alma Gêmea" (2005) é simplesmente o maior sucesso do século 21 na faixa das 18 horas da vênus platinada e usou MS como cenário para cenas primordiais: inclusive, para a sequência final do último capítulo.

"Alma Gêmea" conta a história da índia Serena Anauê (Priscila Fantin). Ela nasceu em uma aldeia em Mato Grosso do Sul, na região de Bonito, que foi muito aproveitada pela emissora para imagens exuberantes em cenas da maior importância.

Apesar de ser cenário principal de Serena nos primeiros capítulos, mostrando a Gruta do Lago Azul, onde a protagonista vê a imagem de uma rosa branca nas águas e sente "chamado no coração" para ir a "Sá Paulo" buscar seu destino, nem Bonito, nem MS são mencionados na história.

Também pudera... o Estado não tinha mesmo como ser citado, pois a trama se passa na década de 50 e Mato Grosso sequer havia sido dividido nessa época. A clássica cena em que acontece a passagem de tempo foi filmada nas águas cristalinas da região, enquanto Priscila Fantin nadava em meio aos peixes.

A história

De cunho espiritualista, "Alma Gêmea" mostra a saga do casal Rafael (Eduardo Moscóvis) e Luna (Liliana Castro). Ela morre assassinada no primeiro capítulo, a mando de sua prima invejosa Cristina (Flávia Alessandra). No mesmo instante, Luna reencarna como Serena (Priscila Fantin) em uma aldeia indígena.

Os anos passam e a jovem índia sente um chamado inexplicável de que tem que ir para longe buscar seu destino. Ela chega até São Paulo e encontra Rafael. Com o tempo e as evidências, todos descobrem que se trata da reencarnação de Luna.

No VIVA

Sucesso incontestável, marcado por personagens e bordões inesquecíveis como "Miiiirrrrnaaaa" e "Osvaldo, não fale assim com a mamãe", "Alma Gêmea" será reprisada na íntegra e sem cortes, do mesmo jeito que foi ao ar em 2005. A reprise, no entanto, será no canal VIVA, da TV por assinatura, já consolidado na reapresentação de novelas antigas.

A trama começa dia 31 de janeiro, em substituição a "Paraíso Tropical" (2007), na faixa das 14h15, com reprise às 23h (horários de MS). Mas, a Globo já planeja reprisá-la em suas tardes nos próximos anos, assim como está acontecendo com "O Cravo e a Rosa" e "O Clone", transmitidas recentemente pelo VIVA.

Em alta

Coincidência ou não, "Alma Gêmea" será reapresentada na mesma época em que a Globo levará ao ar o remake de "Pantanal", também filmado em Mato Grosso do Sul. Será que a regravação do clássico folhetim da TV Manchete superará, em termos de sucesso, a história dos anos 2000, ou será fortemente humilhada por Serena e sua saga?

Relembre "Alma Gêmea" em imagens:

Jornal Midiamax