Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Famoso artista de MS, Cleir faz sucesso no Paraná com esculturas que exaltam a fauna

Artista sul-mato-grossense entregou as primeiras obras de pássaros nativos de Arapongas
Arquivo -
Escultura de araras de Cleir
Escultura de araras de Cleir

O famoso artista plástico e escultor Cleir tem trabalhos memoráveis em . Conhecido por seus retratos com temas regionais e ecológicos, em especial da cultura do e Cerrado, o sul-mato-grossense está fazendo sucesso na cidade de ‘Arapongas’, no Paraná. Há seis meses no município, o artista foi convidado para esculpir aves típicas da região para enfeitar as ruas da cidade.

O trabalho começou em junho de 2021 e aguçou a curiosidade de moradores e turistas que passam pelo local. Assim, Cleir surpreendeu ao apresentar as primeiras das 13 obras de pássaros nativos que logo farão parte da rotina de ‘Arapongas’. Até o momento, cinco esculturas já estão e abrigadas na região central da cidade.

O casal de arapongas, localizado no cruzamento da Avenida Arapongas e rua Rouxinol; as duas araras vermelhas, na Praça Mauá e a araponga, entre a rua Tangará e a Avenida Arapongas, foram entregues antes do Natal. Não é à toa que o município é conhecido como ‘Cidade dos Pássaros’.

 “Fiz questão de entregar as esculturas da região central antes do fim do ano e para isso, trabalhei muito, em ritmo acelerado. Foi meu grande agradecimento a esta cidade que tem sido meu lar nos últimos meses. Estou muito feliz com a repercussão, o carinho das pessoas que sempre trazem palavras de apoio, fazem fotos e demonstram gostar do resultado”, contou Cleir.

Com influência hiper-realista, Cleir afirma que estuda minuciosamente o comportamento das aves para que a obra seja a mais próxima da realidade possível. As araras de asas abertas, por exemplo, simulam o voo da ave. Já o casal de arapongas atrai olhares por um ser exposto de bico aberto e outro fechado.

Além disso, cada um traz nuances de cores diferentes, diferenciando o macho da fêmea. “O que está com o bico aberto é o macho, cantando para a fêmea. As cores e a diferença de tamanho também foram estudadas para se assemelhar ao animal na natureza”, revela o artista.

Casal de arapongas (Foto: Divulgação)

 

Aline Caroline de Lima da Silva mora em Arapongas há 37 anos. Ela acompanha o trabalho de Cleir desde a fase inicial do projeto e afirma estar encantada.

“Foi fantástico ver o ponto inicial e entender cada etapa até o final, desde desenhar o pássaro em tamanho real, soldar e esculpir. Cleir realiza um trabalho árduo e com muito gosto e o resultado é maravilhoso e está abrilhantando nosso município”, disse Aline.

Agora no início de 2022, o artista se prepara para entregar as oito obras restantes, sendo elas de flamingo, pavão, gaturamo, rouxinol, andorinha, gralha e mais. Para o prefeito de Arapongas, o trabalho de Cleir, além de embelezar a cidade, ajuda no fortalecimento da cultura e da história regional. “Tínhamos o projeto das esculturas há três anos e não encontrávamos um artista com a aptidão para executar. Trata-se de um trabalho muito difícil e o Cleir está fazendo com muito talento”, afirma Sérgio Onofre.

Sobre o artista 

Com quase 30 anos de carreira e obras em Mato Grosso do Sul (entre esculturas e painéis) em , Bonito, Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, , Bodoquena, Aquidauana, Ladário e Bataguassu, Cleir ama abordar a fauna regional.

No Estado, destacam-se obras como: Monumento Pantanal Sul (Tuiuiús do Aeroporto), em Campo Grande; Monumento do Sobá, em Campo Grande; Praça das Araras, também na Capital; Deusa da Justiça, em Campo Grande; Monumento Vale das Águas, em Bodoquena; Garça Branca, em Rio Verde; Índia Terena, em Aquidauana; Escultura Dourado, em Ladário; Monumento Tucunarés, em Bataguassu; Monumento das Piraputangas, em Bonito; de Bataguassu; painéis da Arara Vermelha e Papagaio Verdadeiro, localizados há mais de 20 anos no Edifício 26 de Agosto, em Campo Grande e restaurados em 2019 pelo artista; Projeto Capivara Urbana, entre várias obras particulares, painéis e esculturas.

Arapongas será o município com o maior número de obras do artista em sua carreira, totalizando 13 em um único município.  

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

F1: Piastri supera Norris sem sustos e vence o GP da Bélgica

santa casa hospitais

Motociclista que colidiu em boi na BR-060 morre após 16 dias internado na Santa Casa

Despedida à Jonir Figueiredo reúne amigos e familiares: ‘estava cheio de projetos e sonhos’

Dona de salão de beleza é presa em flagrante com submetralhadora no Aero Rancho

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

samu

Furto de fiação faz Samu alterar contato temporariamente em Campo Grande

gustavo

Atleta que morreu após queda na Chapada dos Veadeiros é velado neste domingo

Últimas Notícias

Polícia

Filho é suspeito de matar mãe esconder corpo dentro de freezer

A vítima trabalhava como enfermeira e não dava notícias desde o mês fevereiro

Política

Isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil é prioridade no 2º semestre, diz Hugo Motta

Presidente faz balanço positivo das votações no primeiro semestre, citando a PEC da Segurança Pública e a discussão do PNE, entre outras propostas

Cotidiano

‘Irresponsabilidade e imprudência’: internautas reagem ao atropelamento de idoso na Duque de Caxias

Motociclista invadiu a ciclofaixa na contramão e atropelou idoso que atravessa trecho

Polícia

Motorista de caminhonete invade casa e quase atropela criança em Naviraí

O veículo foi parar na sala do imóvel onde uma criança de seis anos estava sentada