‘Eu sou um bicha’: Globo descartará fala de Jove para Zé Leôncio no remake de Pantanal?
Sequência entre Jove e Zé Leôncio que será transmitida nesta quinta mostrará o filho perguntando ao fazendeiro: “e se eu fosse gay?”
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
“Se eu preciso montar num cavalo pra mostrar que sou macho, então aqui na sua frente eu assumo: ‘eu sou um bicha’.”. A cena polêmica de “Pantanal” em que Joventino (Marcos Winter) debocha de seu pai Zé Leôncio (Cláudio Marzo) e “assume” ser gay para conferir a reação do patriarca irá ao ar nesta quinta-feira (21) no remake da novela.
A dúvida, no entanto, é se a TV Globo manterá a fala “sou bicha” dita pelo protagonista interpretado por Jesuíta Barbosa nesta versão. Dias atrás, a emissora alterou um trecho do diálogo de Guta (Julia Dalavia) com seu pai Tenório (Murilo Benício). Na ocasião, a feminista perguntou o que ele faria se ela fosse “lésbica”. Em 1990, na TV Manchete, a personagem usou o termo “sapatona”.
Ao veicular as “cenas do próximo capítulo” nesta quarta-feira (20), a Globo exibiu um trecho da sequência entre Jove e Zé Leôncio que será transmitida hoje, quando o filho pergunta ao fazendeiro: “e se eu fosse gay?”. O personagem de Marcos Palmeira então responderá: “Não gosto nem de ouvir essa palavra. Eu ia ter motivo pra odiar sua mãe em dobro”.
O diálogo escancara a homofobia do pai-peão e provoca reações diversas. Pelo trecho exibido, as falas estão fieis às da TV Manchete. No entanto, a utilização do termo pejorativo “bicha”, continuará sendo uma incógnita até a cena ser transmitida nesta quinta (21).
A Globo prometeu amenizar o questionamento à sexualidade de Jove no remake, mas, no ar, não é bem isso que tem acontecido. Ao manter um dos enfrentamentos mais polêmicos entre ele e Zé Leôncio, o canal reitera a fidelidade ao texto original, embora acrescente diversas outras situações que nunca existiram.
Confira abaixo a cena da versão de 1990:
Jove dirá ser um “homem-mulher”
Em uma cena ainda sem previsão de exibição, Joventino (Jesuíta Barbosa) ouvirá o pai Zé Leôncio chamar sua amada Juma Marruá (Alanis Guillen) de “mulher-homem”. Em resposta ao comentário preconceituoso de seu patriarca, o jovem então o enfrentará e dirá que é um “homem-mulher”.
“Esse casal romântico é desvirtuado do comum. Tem essa mulher com uma força do masculino e esse homem delicado, discrepante do ideal de macho alfa. E eles se atraem talvez por isso. A beleza dessa história é mexer com essa inversão.”, acredita Jesuíta Barbosa, o intérprete de Jove, em depoimento à RevistaGQ.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.