Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Espalhadas por Campo Grande, Zeics abrigam mais de 300 imóveis essenciais para história da cidade

Zeics são regiões que apresentam ocorrência de Patrimônio Cultural para a história de Campo Grande
Nathália Rabelo -
Edifício José Abrão faz parte de Zeics
Edifício José Abrão, antigo Hote, faz parte da Zeic 1 (Foto: Acervo Prefeitura de Campo Grande)

Você já ouviu falar no termo Zonas Especiais de Interesse Cultural, as famosas Zeics? Conforme constatado na Lei Complementar nº 341, de 4 de dezembro de 2018, que institui o PDDUA (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de ), as Zeics são regiões constituídas por áreas, edifícios ou espaços urbanos e rurais, que apresentam ocorrência de Patrimônio Cultural. A Capital possui, atualmente, quatro tipos de Zonas Especiais de Interesse Cultural. Ao todo, elas possuem mais de 300 imóveis resguardados e protegidos por lei.

Dessa forma, determinados espaços de Campo Grande são preservados para evitar a perda ou desaparecimento das suas características.

Conforme as informações da (Secretaria Municipal de e Turismo), as Zeics são formadas por:

ZEIC 1: constituída por imóveis, ou conjunto de imóveis, urbanos ou rurais, monumentos ou áreas tombados por legislação municipal, estadual ou federal, ou ainda, conjuntos de imóveis em sítios históricos e seu entorno, destinados à preservação, restauração, recuperação e manutenção do patrimônio cultural. Exemplos: Morada dos Baís, Ferrovia, Casa do Artesão, Colégio Osvaldo Cruz, Maçonarias, Igreja Perpétuo Socorro, Museu José Antônio Pereira, Igrejinha Tia Eva, Escola Maria Constança, edifício José Abrão, Mercadão Municipal e outros.

ZEIC 2: constituída por imóveis ou conjunto de imóveis, isolados ou dentro de um conjunto arquitetônico, urbanístico ou paisagístico que possuem valor histórico e ou arquitetônico relevantes para os movimentos nacionais de arquitetura em Campo Grande — ecletismo, art déco, modernismo, relevantes para a memória e identidade local, regional e nacional; constituindo exemplares únicos ou um grupo construído em sua época e com condições de restauração, os quais precisam de incentivos para montar o poliedro cultural da cidade. Exemplos: Hotel Gaspar, Edifício Nakao, etc.

ZEIC 3: constituída por área ou conjunto de imóveis, ou ainda, conjuntos arquitetônicos, urbanísticos ou paisagísticos, caracterizados por sua qualidade histórica para a cidade, conforme. Exemplos: UFMS, Parque dos Poderes, Quartel, etc.

ZEIC 4: constituída por espaços que se destinam ao e à preservação da memória coletiva dos lugares onde ocorreram fatos de valor histórico ou legendário, ou onde acontecem atividades que incorporem valores intangíveis materializados no espaço, constituindo-se em patrimônio imaterial. Exemplos: Cabeça de Boi, localizada na Praça , Feira Central, Comunidade Tia Eva, Horto Florestal, etc.

O que caracteriza um imóvel de interesse de preservação?

Para inclusão na lista de um imóvel como bem de interesse cultural, é necessário apresentar os seguintes critérios:

  • Ter características arquitetônicas das vertentes estilísticas analisadas (Ecletismo, Art Déco, Art Nouveau e Modernismo);  
  • E/ou tenha sido palco de fatos históricos relevantes para a cidade e sua ocupação.  

Para o arquiteto Valter Cortez, que soma 43 anos de carreira em Campo Grande, Zeic é um conceito muito amplo dentro da sua respectiva importância dentro de uma cidade.

“Objetivo disso é você poder dar um interesse, um caráter especial, nessa área que foi a origem da cidade de Campo Grande, da formação do nosso território urbano. Então, essa importância de estabelecer a zona, para preservar a zona da cidade, tem um aspecto histórico, econômico, social. É uma abrangência muito maior”, explica o especialista.

No entanto, para Valter, ainda faltam políticas públicas destinadas a essas áreas para a fomentação nesses espaços.

Diversidade de uso nas Zeics

Para o arquiteto, a cidade é um bem coletivo. Enquanto estudos apontam que a região central está perdendo a população, Valter acredita que são necessárias medidas de implementação do ‘habitar’ dessas pessoas nesses espaços considerados patrimônios. 

“Quando você estabelece essa zona, você já está externalizando para sociedade que essa área é objeto de intervenções, estabelecimentos de políticas públicas por suas peculiaridades […] Quando você tem um uso só comercial, não dá a diversidade de uso que se busca. Então tem que ter bares, restaurantes, residências, serviços, serviços bancários nas diversas horas. Porque  isso gera mais diversidade e segurança”, afirma Cortez.

Restrições em locais tombados e entorno

Regiões que possuem edificações consideradas Patrimônio Cultural devem ser preservadas. Conforme a Lei, “os imóveis públicos e privados, constantes das ZEIC’S 1,2 e 3 desta lei são protegidos e não podem ser demolidos ou reformados sem que antes o proprietário requeira uma Guia De Diretrizes De Restauro que será regulamentada por ato do executivo”. 

Ou seja, para qualquer intervenção em imóveis das Zeics 1, 2 e 3, o proprietário deverá proceder abertura de Processo na Planurb para emissão de uma Guia de Diretrizes de Restauro, para só após o proprietário ter autorização de realizar alguma obra no imóvel, seja apenas nas fachadas, cobertura, em seu interior ou em sua totalidade.

Dessa forma, para além de proteger, o arquiteto acredita ser necessária a criação de uma equipe multidisciplinar para implementar e monitorar políticas públicas para atender a esse conjunto, inserindo a população e fomentando, de fato, esses imóveis como parte da cidade.

Confira, abaixo, alguns dos imóveis inseridos nas Zonas Especiais de Interesse Cultural de Campo Grande.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Quem fere a inocência de uma criança é capaz de qualquer coisa”, diz Paulo Corrêa sobre a morte da menina Emanuelly

câmara água clara

Licitação enrola e servidores da Câmara de Água Clara passam ‘aperto’ sem papel higiênico

“É preciso política mais punitiva para pedófilos, defende Antônio Vaz após morte de Emanuelly

PSB de MS se reúne com Nacional para definir possível racha da sigla

Notícias mais lidas agora

Criminoso que estuprou menina de 6 anos morre em troca de tiros com a polícia em Campo Grande

VÍDEO mostra conhecido levando menina de 6 anos antes de matá-la em Campo Grande

‘Só me defendi de ataque’, diz criminoso que matou Érica com 6 facadas em Bataguassu

Coronel David testou positivo para Covid-19

“Tragédia anunciada”, diz Coronel David sobre assassinato brutal de Emanuelly

Últimas Notícias

Política

“Pedófilo precisa ser punido com o máximo rigor da lei”, diz Lucas de Lima sobre a morte de Emanuelly

Segundo o parlamentar, a morte da menina é uma tragédia que revolta e entristece toda a sociedade

Esportes

Supercopa de Vôlei abre vendas de ingressos: valores vão de R$ 40 até R$ 350

Finais masculina e feminina ocorrem no Ginásio Guanandizão, em outubro

Política

Alems estende faixas para encerrar Agosto Lilás e reforça programas para frear violência

Mato Grosso do Sul já atingiu 23 casos de feminicídio somente neste ano

Política

“Prisão perpétua”, defende Caravina após morte de Emanuelly

Deputado defende mudanças no código penal