Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Enem 2021: atraso na divulgação das notas rende memes entre os estudantes

Notas foram antecipadas pelo Inep; cronograma era para o dia 11
Arquivo -

“Boas notícias! Antecipamos para hoje a divulgação do resultado do . A partir das 19 horas, já será possível ter acesso ao resultado na Página do Participante. Boa sorte!”, publicou ontem, 09, em seu perfil no Twitter, o ministro da Educação Milton Ribeiro. As notas, no entanto, só puderam ser vistas pelos participantes após mais de três horas de atraso. Além da Página do Participante, os estudantes podem conferir o desempenho no aplicativo Enem, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Tanto a antecipação do resultado, quanto o atraso para a liberação das notas renderam memes, piadas e ansiedades entre os estudantes. “Inep divulgou a nota do Enem, mas esqueceu do pequeno detalhe de divulgar a nota”, ironizou o perfil @TmaAnaa. Após conseguir visualizar a pontuação, a usuária @m_clarajnk parece não ter tido um bom desempenho. “Sobre meu resultado do Enem: só não me decepcionei porque eu já esperava”, postou ela. 

Entre quem lamentava ou comemorava os seus 900 pontos na redação do Exame, houve também aqueles que deixaram mensagens motivacionais, como o perfil @interestellr, que publicou: “Parabéns pra quem ficou feliz com o resultado do Enem!! E quem não conseguiu a nota que queria, não se cobrem tanto. Esses últimos anos não foram fáceis pra ninguém e tenho certeza que o esforço de vcs vai ser recompensado logo. Se cuidem, amores, e boa sorte no Sisu!!”, desejou. 

O Enem é requisito para quem deseja pleitear uma vaga nos programas estudantis do governo, que usam a nota da prova como critério de seleção. Nas próximas semanas, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa para Todos (Prouni) e Fundo de Estudantil (Fies) devem abrir as inscrições. Abaixo, confira o que fazer com a nota do Enem. Há, também, opções para quem tirou pontuação baixa ou pretende entrar no ensino superior sem auxílio da avaliação.

Bolsa de estudo para faculdade sem o Enem

Quem não fez o Enem ou não conseguiu boas pontuações na prova, ainda pode começar o ensino superior este ano contando com programas privados de incentivo estudantil. Entre eles, o mais conhecido é o Educa Mais Brasil. A iniciativa, em parceria com faculdades particulares de todo o país, oferece descontos de até 70% nas mensalidades do curso de graduação sem precisar da nota do Enem. 

A bolsa fica disponível durante formação e não há necessidade de pagamentos após a conclusão do curso. As inscrições são gratuitas e ficam abertas no site durante todo o ano para interessados de todas as regiões do Brasil.

Opções para usar a nota do Enem

O resultado do Enem 2021 pode ser utilizado de diversas formas para ter acesso ao ensino superior público e privado. Para as universidades públicas, a nota pode ser utilizada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa que atua em parceria com universidades e institutos de educação superior públicos brasileiros. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas no período de 15 de fevereiro até as 23h59 de 18 de fevereiro.
Nas universidades privadas, a nota do Enem é o passaporte para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais. Além da nota do Enem, também é preciso atender a outros critérios como renda familiar, ter sido estudante de escola pública ou ter estudado com bolsa de estudo integral em instituição particular. As inscrições acontecem entre os dias 22 a 25 de fevereiro.
Para as faculdades particulares também existe o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Com o programa é possível financiar entre 50% a 100% do curso de graduação. Como funciona como um empréstimo, ao concluir os estudos, é preciso devolver o valor pago pelo governo, em parcelas conforme consta no documento. As inscrições estarão abertas entre os dias 8 a 11 de março.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fux rejeita prisão domiciliar para Daniel Silveira

Município de Bataguassu publicou novas restrições contra a Covid-19

Prefeita de Bataguassu faz acordo com MP para realizar concurso público até 2027

PR: Homem foge de presídio e furta ônibus rodoviário

Colisão que matou trabalhador de 29 anos ocorreu após motorista bater em anta na BR-262

Notícias mais lidas agora

Justiça nega novo pedido do Consórcio Guaicurus de reajustar tarifa para R$ 7,79

Condenados por receber propina, delegados são demitidos da Polícia Civil de MS

Scenarium: Uma entrega à altura do cenário mais emblemático de Campo Grande

Premiê francês reforça proposta de cortes de gastos dizendo que são ‘esforços suportáveis’

Últimas Notícias

Cotidiano

Hospital de Dourados comemora aplicação inédita de segunda etapa do Revalida

Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, que ocorreu nos dias 19 e 20 de julho, atraiu 121 candidatos para a Prova de Habilidades Clínicas, sendo o HU-UFGD o único local de aplicação no estado

Cotidiano

Sejuv abre inscrições para cursos gratuitos de manicure e design de sobrancelha

A Prefeitura de Campo Grande está com inscrições abertas para cursos de manicure e pedicure e design de sobrancelhas. As aulas serão gratuitas, oferecidas pela Sejuv (Secretaria Executiva da Juventude), com vagas limitadas. Para participar, basta clicar aqui. As capacitações acontecem entre os dias 12 e 15 de agosto, com foco na geração de renda … Continued

Política

Com corte de gastos, Governo de MS prevê economia de R$ 650 milhões até o fim do ano

Revisão das medidas dependerá do alcance das metas

Brasil

Deputado do PL pede a Moraes licença para visitar Bolsonaro em prisão domiciliar

Marcelo Moraes (PL-RS) foi o primeiro parlamentar a solicitar autorização para visitar Bolsonaro