Fãs da cultura pop e geek têm muito a comemorar nesta quarta-feira (4) ao redor do mundo, isso porque hoje comemora-se o Day, conhecido no Brasil como Dia de Star Wars. A data representa a importância da saga para muitas gerações. Mas afinal, por qual motivo ela é comemorada anualmente em 4 de maio?

A escolha inusitada — mas totalmente plausível — aconteceu por causa da frase mais famosa da história “Que a força esteja com você”. Ela aparece em todos os filmes, principalmente quando os Jedi vão à luta.

Em inglês, a pronúncia é “May the force be with you”, que fica muito parecida com “May the fourth be with you”, que, por sua vez, quer dizer “Que 4 de maio esteja com você”. O trocadilho foi aderido pelos fãs e acabou transformando numa celebração mundial de Dia de Star Wars.

A importância do Dia de Star Wars

Star Wars é uma série de filmes criada pelo cineasta George Lucas. Lançada em 1977, a franquia tornou-se um ícone da cultura pop, conquistando milhões de fãs ao redor do mundo. Apesar dos 45 anos de diferença desde a estreia do , ele continua nos corações de várias pessoas.

Atualmente, é considerada uma obra eterna para quem acompanhou a saga. O engenheiro Daniel Benites, de 27 anos, por exemplo, é fã de Star Wars desde criança. Ele disse ao MidiaMAIS que toda sexta-feira alugava os CDs da sequência na locadora.

Até hoje, ele recorda de cenas que foram muito marcantes, como a corrida das naves terrestres e a batalha dos Jedis contra os clones. Para o engenheiro, quem é fã também nunca se esquecerá de personagens icônicos do filme: Princesa Leia, R2-D2, Chewbacca, Obi Wan Kenob, Yoda e, claro, o famigerado Darth Vader.

“É um filme antigo que transcendeu gerações, atingindo até os públicos mais recentes, com os filmes da sequência, a história do Han Solo que fez todos os fãs chorarem com a morte dele, sendo traído pelo filho”, afirma.

Movimentação na web

Há dias que o filme está em evidência na Internet por causa do Dia de Star Wars. Antes mesmo da data, os fãs já se preparavam para a comemoração.

Homenagem de todos os lados

A data é tão importante que até mesmo o Steam — grande plataforma de jogos e aplicativos digitais — deu início a uma nova promoção na última segunda-feira (2) com descontos em vários jogos de Star Wars.

Até mesmo a Epic Games divulgou as notas da atualização do jogo Fortnite. Entre as mudanças estão o Dia de Star Wars, que trará novas tarefas especiais e trajes da obra de volta.

Para não deixar a data passar em branco e presentear os fãs, a Disney+ preparou o lançamento de um episódio especial da série Disney Gallery, focado inteiramente nos bastidores de “O Livro de Boba Fett”.

Curiosidade: o que é a Força?

A Força é a que habita em todas as coisas da galáxia. Ela está em tudo e é responsável por toda a vida e equilíbrio do universo. Na franquia, existem pessoas capazes de manipular a Força por meio dos seus pensamentos e emoções.

Dois grupos estudam dimensões diferentes da Força: os Jedi se dedicam a cultuar e se aprimorar no Lado Claro, manipulando essa energia para tentar gerar a paz por meio da justiça e do equilíbrio, e os Sith exploram o Lado Sombrio, tentando alcançar a paz por meio da violência e da autoridade.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.