Se o primeiro capítulo de “Pantanal”, marcado para o dia 28 de março, conseguir superar o estrondoso fracasso de “Um Lugar ao Sol” em números e registrar uma audiência explosiva, o segundo episódio terá grandes dificuldades para manter o Ibope, se superar, ou simplesmente marcar um bom resultado.

Isso porque a programação da TV Globo sofrerá uma grande alteração no dia 29, devido às Eliminatórias da Copa do Mundo. Os dois últimos confrontos da seleção brasileira masculina de futebol serão realizados no final de março e surtirão efeitos na grade noturna da emissora. “Um Lugar ao Sol” e “Pantanal” serão drasticamente afetadas pelas exibições das partidas.

Antes de “Pantanal”, a penúltima rodada da competição, entre Brasil e Chile no Maracanã, será na quinta-feira, 24 de março, às 20h30 (horário de Brasília), o mesmo dia da exibição do penúltimo capítulo de “Um Lugar ao Sol”. Por conta do jogo, o penúltimo episódio da novela deve ir ao ar somente após as 22h30, prejudicando (e muito) seu desempenho no Ibope — já que, quanto mais tarde, menor a audiência.

Será um duro golpe para o desfecho do atual folhetim global, que enfrenta uma seríssima crise no Ibope e o jogo deverá fazer com que tudo termine de forma mais desastrosa ainda. Já na segunda-feira, 28 de março, é o dia da estreia de “Pantanal”, transmitida em horário normal. Se, eventualmente, “Pantanal” conseguir iniciar superando sua antecessora, não será nada fácil segurar os números no capítulo seguinte, de extrema importância para consolidar a audiência e fidelizar o público.

O problema da vez será a última rodada das Eliminatórias, quando o Brasil enfrentará a Bolívia na casa do adversário na terça-feira, 29 de março, também às 20h30 (horário de Brasília) — dia e horário do segundo capítulo de “Pantanal”. É certo que as duas tramas terão resultados modestos, uma vez que o percentual de televisores ligados na faixa horária das 22 horas é menor.

Um verdadeiro tiro no pé, tanto para a produção que termina, quanto para a que terá acabado de começar.