Se você trafega pelas ruas de Campo Grande, talvez tenha se deparado com um veículo um tanto diferente. Com cores vibrantes, enfeites espalhados, figuras curiosas e o nome ‘Van Filosofia’ estampado na porta, o automotivo chama bastante atenção por onde passa, além de despertar a curiosidade das pessoas ao redor.
O Jornal Midiamax flagrou a Van Filosofia enquanto circulada por Campo Grande, deixando todo um mistério no ar. Por isso, missão dada é missão cumprida: nós descobrimos o que é esse veículo, por que ele leva o nome de Van Filosofia e que tipo de ação está fazendo na cidade.
![[Colocar ALT]](/media/uploads/whatsapp_image_2022-01-29_at_07.1.jpg)
Quem conversou com a equipe de reportagem foi a atriz e produtora cultural Nadja Mitidiero. Dona de uma produtora audiovisual na Capital, ela foi procurada por Carlos Diehl, Rosiney Bigattão e Lu Bigattão para produzir uma série documental de cinco episódios chamada ‘Van Filosofia’.
Desde a concepção do projeto, os quatro trabalham numa coprodução. “Nós mandamos o projeto para a Ancine (Agência Nacional do Cinema) em 2018, fomos aprovadas e agora em 2021, o dinheiro saiu. Então estamos desde o ano passado produzindo essa série, revendo os roteiros e tudo mais. A gente termina agora em março”, afirma Nadja.
Já que o nome da série tem relação direta com o título da van, qual a função do veículo? É o que você vai descobrir agora.
O que é a Van Filosofia?
De acordo com a Nadja, Van Filosofia é uma séria que busca popularizar a filosofia. Assim, os produtores tentam instigar as pessoas comuns a refletirem sobre suas vidas, questões como ética, preconceito, amor, consumo e felicidade. Mas como, afinal, eles fazem isso?
“A van é um trocadilho porque a gente coloca essas pessoas na van com dois filósofos — o Josemar de Campos Maciel, que é nosso professor, e a Thais Umar, que é apresentadora e também filósofa — para discutir esses temas, conversar sobre como a filosofia pode ser aplicada na prática, na vida real”, afirma a atriz.
Assim, os moradores passeiam pela cidade na van ao lado dos filósofos, nos lugares mais bonitos de Campo Grande, para refletirem sobre diversos assuntos da vida humana. O resultado, o trajeto, a conversa e as conclusões são acompanhados e gravados no documentário.
Customização
Impossível negar que uma das coisas que mais chama atenção na Van Filosofia, além do nome, é a decoração dela. Na parte externa, imagens, cores, adesivos e letterings enfeitam a carcaça branca do veículo. Por dentro, uma explosão de cores ainda maior.
![[Colocar ALT]](/media/uploads/whatsapp_image_2022-02-01_at_17..jpg)
Com bancos coloridos, neons, enfeites diversos, livros e até espelho customizado, a van carrega sua própria personalidade na produção audiovisual.
“É uma transformação demorada, então a gente tem toda uma equipe de arte para mudar os bancos de lugar, para colocar e tirar decoração com cuidado, para não machucar a van”, disse Mitidiero. Por ser um veículo alugado, ele será desmontado após a finalização do documentário.
Questionada se a população pode tirar fotos na van, a produção afirma que, por enquanto, não há nada definido sobre o assunto uma vez que ela é usada exclusivamente para as gravações. No entanto, pensam em ações ao público quando a série for lançada.
Exibição da série Van Filosofia
Com previsão de término para março, o documentário participa de um edital nacional do Fundo Setorial de Audiovisual da Ancine. Todas as pessoas envolvidas na concepção do projeto são de Campo Grande.
Assim, a série será veiculada em TVs públicas e universitárias nos primeiros seis meses, exclusivamente. “Depois, nós vamos distribuir a série para outros canais. Não vai para o cinema, é uma série de TV”, conclui Nadja.
