A atriz e produtora cultural Renata Macedo, de 35 anos, teve uma cena artística selecionada para o Festival Internacional Niterói em Cena. No segmento desde os 15 anos, a conquista foi resultado de um curso de capacitação realizado no Instituto Goethe, da Espanha, sobre digital, modalidade que ficou ainda mais em evidência na pandemia. A sul-mato-grossense representa o Estado no evento.

A artista contou ao Jornal Midiamax que a sua cena, intitulada ‘Click', foi escrita, gravada e editada por ela. A obra contém sete minutos e será exibida no próximo domingo (30), durante o festival. Além dela, outros 30 bolsistas foram chamados para o evento que dá destaque à produção teatral digital.

“A capacitação foi para a gente saber, realmente, como fazer o teatro online. Depois desses quatro meses de estudo, nós tivemos mais um mês para montarmos uma cena inédita, colocando em prática tudo o que havíamos aprendido durante o curso”, recorda Renata.

Acessibilidade

Além disso, a cena também é focada na acessibilidade. Com legenda, janela de libras e audiodescrição, ‘Click' contou com a assessoria de Breno Morone e narração feita pela filha de Renata, que tem 10 anos.

“A nossa ideia é também provar que é possível se fazer filme, teatro, audiovisual de forma acessível com poucos recursos. É também uma forma de motivar a nova geração com um tema tão importante que é a acessibilidade cultural”, afirma a atriz.

Depois da cena finalizada, Renata mandou o vídeo para uma companhia teatral em que os atores são cegos. Assim, eles tiveram a possibilidade de analisar a audiodescrição. 

Exibição de ‘Click'

Após um mês de trabalho, a cena ‘Click' será exibida no Festival Internacional Niterói em Cena de forma online, às 19h (horário local). Interessados podem acompanhar o trabalho gratuitamente por este link.

De acordo com Renata, o objetivo, agora, é amadurecer a obra até virar um filme.