De Campo Grande, o chef sul-mato-grossense Paulo Machado recebeu nesta quarta-feira (7) a comenda no grau de Cavaleiro da Ordem do Rio Branco, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Paulo teve seu nome e seu trabalho aprovados em todas as instâncias do Conselho da Ordem do Rio Branco.
De acordo com a assessoria, a condecoração pelo projeto Brasil em Sabores é muito importante para a gastronomia brasileira. Isso porque, atualmente, existem muitas ações que estão sendo realizadas para a divulgação e a promoção dos sabores, dos ingredientes e da cozinha do país.
Nascido em Campo Grande, Paulo Machado é um dos grandes nomes da gastronomia brasileira, e sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal, Mato Grosso do Sul.
Há quase 10 anos, o chef realiza expedições do Brasil Food Safaris, que consiste em viagens para lugares exclusivos com foco na gastronomia local. Atualmente, integra o projeto Brasil em Sabores, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), com o objetivo de divulgar os sabores da cozinha brasileira no mundo.

Projeto Brasil em Sabores
Projeto condecorado no Itamaraty, o Brasil em Sabores tem a intenção de trabalhar a cozinha brasileira nas mais de 100 embaixadas brasileiras no mundo. Cinco chefs de cozinha, de cinco regiões do país, foram nomeados para promover a culinária local nos cinco continentes.
Os embaixadores gastronômicos e suas regiões: Morena Leite (Nordeste), Paulo Machado (Centro-Oeste), Janaina Rueda (Sudeste), Saulo Jennings (Norte) e Manu Buffara (Sul).
A ideia é que cada embaixador convide um representante de cada estado e que se forme uma teia com mais de 200 cozinheiros de todos os estados. O Instituto Capim Santo está à frente da coordenação desse projeto junto ao Itamaraty.

Sobre a condecoração
A Ordem de Rio Branco é uma condecoração oferecida pelo Governo do Brasil para distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrada menção, que pode ser conferida a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, além de militares.
Foi criada em 1963 pelo Presidente da República João Goulart e existem os seguintes graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, e geralmente é concedida no dia 20 de abril (Dia do Diplomata, data de nascimento do Barão do Rio Branco) em Brasília, no Distrito Federal.