Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘Célula-mãe’ de Campo Grande, história da Rua 14 de Julho vira inspiração de livro

Uma das vias mais importantes de Campo Grande teve sua história contada em obra que destaca também a importância da educação patrimonial
Arquivo -
“Rua 14 de Julho de Campo Grande – MS” será lançado na quinta-feira (17)
“Rua 14 de Julho de Campo Grande – MS” será lançado na quinta-feira (17)

Considerada a ‘célula-mãe’ de , a – uma das principais da Capital – virou a inspiração de um livro que será lançado na próxima quinta-feira (17), na Galeria de Vidro. Escrita por Magali Luzio, Maria Augusta de Castilho e Waldir Leonel, a obra “Rua 14 de Julho de Campo Grande – MS” conta a história da via, sua última revitalização e o impacto na vida dos moradores.

[Colocar ALT]
Autores do livro (Foto: Raquel de Souza)

O projeto se iniciou como trabalho de doutorado de Magali, com orientação da professora Maria Augusta, no programa de Desenvolvimento Local da Católica Dom Bosco (UCDB), mas acabou se expandindo.

“Como a 14, nesse período de pesquisa, ia passar por um processo de revitalização, a professora Maria Augusta sugeriu que eu abordasse toda a história da via e como ia ficar, pois seria bem-vindo um novo olhar”, explica Magali. “A professora Maria Augusta e o professor Waldir Leonel deram imensa colaboração na escrita do livro, cada um na sua área, para que nós pudéssemos dar um retorno à população de Campo Grande”, completa.

História

A Rua 14 surgiu no início do desenvolvimento da cidade, em 1914, ainda como um beco, que depois foi se transformando em um importante corredor econômico, especialmente após a vinda da Estrada Noroeste do Brasil.

Uma curiosidade registrada no livro é que ela já teve seu nome alterado, para Rua Aníbal de Toledo e, posteriormente, para Rua João Pessoa, e só voltou ao seu título original em 1945. O nome, aliás, é uma homenagem à Revolução Francesa, em especial à queda da Bastilha, dado que está presente no decreto municipal que oficializou sua criação.

“É uma rua comercial, mas que recebe também muitos turistas. Quase todo mundo que vem a Campo Grande passa pela 14”, afirma Maria Augusta. O livro acompanhou o processo de revitalização e destaca o que ela trouxe de positivo para a via e também os desafios.

“Essa revitalização fez surgir muitos detalhes da arquitetura da década de 1940 que antes passavam despercebidos”, detalha a professora. “Vejo que as pessoas têm uma história afetiva com a rua, mesmo depois da revitalização. Tanto a população dos bairros quanto do interior do Estado querem conhecer a nova Rua 14 de Julho, mas ela não perdeu sua essência, pois os vestígios do passado ainda estão ali, e agora com maior destaque”, completa Leonel.

(Foto: Diogo Gonçalves, PMCG)

Serviço

O livro “Rua 14 de Julho de Campo Grande – MS”, de autoria de Magali Luzio, Maria Augusta de Castilho e Waldir Leonel, publicado pela Life Editora, será lançado nesta quinta-feira (17) às 19h30, na Galeria de Vidro da Esplanada Ferroviária, na Avenida Calógeras nº 3.015, esquina com a Avenida Mato Grosso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com salário de R$ 4,4 mil, inscrições para concurso em Ladário terminam no domingo

Corpo de homem não identificado é encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo

Novo líder do Brasileirão, Cruzeiro bate Fluminense e ofusca adeus de Arias

Em pronunciamento, Lula diz que tarifaço é ‘chantagem inaceitável’

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Criança de 9 anos morre eletrocutada após caminhão bater em poste de energia em Itaquiraí

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é presa acusada de queimar grávida viva após desentendimentos na fronteira com MS

Acusada foi presa na mesma região que corpo da vítima foi encontrado

Esportes

Atlético supera expulsão, vence Bucaramanga e sai em vantagem na Sul-Americana

Galo teve Alan Franco expulso logo no começo da segunda etapa, mas conseguiu o gol da vitória de pênalti, a primeira fora de casa no torneio

Polícia

Psicóloga é agredida por paciente durante atendimento na Santa Casa de Campo Grande

Suspeito usou uma escada para agredir a profissional

MidiaMAIS

Unindo emoção e valorização da cultura pantaneira, Aquidauana recebe Torneio de Pesca Esportiva Viva Pantanal

Com entrega de troféus e sorteio de prêmios, o evento promete reunir lazer e cultura tudo em só local