Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Capivara na boca do leão? Veja homenagens feitas para o centenário da Associação Okinawa

Criação envolveu uma equipe de ilustradores e um deles falou com exclusividade ao MidiaMAIS, explicando o motivo de misturar elementos da cultura oriental com o que há de mais fofo em Campo Grande: araras e capivarinhas circulando pela cidade
Graziela Rezende -

Existem várias associações de Okinawa pelo , porém, quem vê as ilustrações, pode com segurança dizer: esta é a Associação Okinawa de Campo Grande! A criação envolveu uma equipe de ilustradores e um deles falou com exclusividade ao MidiaMAIS, explicando o motivo de misturar elementos da cultura oriental com o que há de mais fofo em : araras e capivarinhas circulando pela cidade.

Segundo o ilustrador Fabrício Arakaki, as artes foram pensadas para o centenário da Associação Okinawa. “Tive uma liberdade bem grande para a criação e estipulei que, um dos principais objetivos no desenvolvimento e planejamento da ilustração, era de que não fosse apenas mais uma mistura de elementos de culturas distintas. Era importante que os símbolos conversassem com a população, tanto com os moradores da cidade, quanto com os participantes da cultura Okinawana”, explicou.

Dessa forma, entendendo que a capital sul-mato-grossense é uma cidade onde temos “araras que atravessam os céus”, além de muitas capivaras e ipês-amarelos, a ideia foi misturar tudo isso com o taikô (tambor), sanshin (instrumento de cordas) e sobá que estão intrínsecos na cultura Okinawana e podem ser encontrados pelos festivais da cidade.

Foto: Associação Okinawa de Campo Grande/Divulgação

Foto: Associação Okinawa de Campo Grande/Divulgação

De forma digital, a equipe então fez todo o planejamento. A intenção agora é não só divulgar as artes como fazer camisetas, canecas e outros acessórios para futura venda.

Ano do tigre

A cultura japonesa está muito presente em Campo Grande, principalmente por ter uma das principais e maiores colônias do país oriental residindo no Estado. Em fevereiro deste ano, houve a comemoração do , tendo início também o ciclo energético do Ano do Tigre de Água e, com ele, o dinamismo no cenário global e cotidiano em 2022.

“A comemoração do Ano Novo baseado no horóscopo chinês é um dos eventos mais importantes da comunidade okinawana em Campo Grande, sendo realizada desde os primórdios da imigração okinawana, há mais de 100 anos em nossa cidade”, afirmou na ocasião Marcel Arakaki Asato, presidente da Associação Okinawa de Campo Grande.

Foto: Associação Okinawa de Campo Grande/Divulgação
Foto: Associação Okinawa de Campo Grande/Divulgação

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Outono

Semana termina com temperatura mais amena e previsão de chuvas intensas

2016 – Morre Waldomiro Gonçalves, ex-presidente da Assembleia Legislativa

Esquentadinho

Maria de Fátima se impressiona com Afonso: Resumo Vale Tudo, capítulo do dia 05/04/2025

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Jô agride Sebastian em defesa de Osmar: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 05/04/2025

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Mistura de sentimentos’: trend do Studio Ghibli surpreende ao ‘trazer de volta’ pessoas falecidas

Campo-grandense foi um dos que se emocionou após I.A criar foto dele com a mãe falecida em um momento em que ela fez muita falta

Esportes

Onde assistir: Rodadas do Brasileirão Série A e Série B movimentam futebol no sábado

Série B começa neste sábado, enquanto Série A realiza sua segunda rodada. Seleção Brasileira Sub-17 joga ainda pelo Sul-americano

Sem Categoria

Guerra na fronteira: Alvo de ataque de fuzis em carro blindado é membro do PCC

Polícia acredita que emboscada está ligada à disputa entre facções criminosas na fronteira com Mato Grosso do Sul

Polícia

Mulher é presa após tentar esfaquear companheiro durante discussão

Polícia militar foi acionada e flagrou a suspeita com uma faca na mão, ameaçando o marido em via pública