De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) o ano de 2020 obteve no setor de estética um crescimento de 5,8%. Os dados apontam que mesmo durante a pandemia, esse mercado se manteve como um dos mais procurados no Brasil. Por isso, se profissionalizar no setor é garantia de boa colocação no mercado de trabalho. 

Raquel Lourenço, professora do curso técnico de estética na Escola Técnica Cristo Redentor, comenta que a busca desenfreada pela beleza e pelos padrões estéticos estabelecidos pela sociedade torna cada vez mais acessível uma qualificação profissional. “Os profissionais que estão em busca de qualificação em Estética querem conhecimento e aperfeiçoamento de técnicas seguras, que devem ser trabalhadas com ética e responsabilidade. É isso que garantirá um atendimento otimizado alinhado as necessidades do mercado de trabalho com qualidade e autonomia”, pontua. 

Por ser uma qualificação que direciona diretamente para o mercado de trabalho, os cursos técnicos são opções para quem busca se especializar e garantir o retorno financeiro de forma rápida. Unido a isso, o gosto pela área escolhida pode ser um fator determinante para a escolha. Foi isso que aconteceu com a estudante Luana Beck, 19. A jovem, que sempre gostou da área de beleza, decidiu ingressar no curso técnico em estética para realizar seus sonhos. 

“Sempre fiz cursinhos de , de colocação de cílios, é uma área que eu queria desenvolver. Por ser um mercado muito grande e pela possibilidade de elevar a autoestima das mulheres, após o curso, eu desejo ter meu próprio espaço para aplicar os conhecimentos adquiridos”, afirma. 

Vida transformada com a maquiagem

Já o baiano Erik Morais viu, há 12 anos, sua vida mudar da água para o vinho após conhecer o mundo da maquiagem. O jovem, que fazia graduação em Gestão de Recursos Humanos, já havia dado os primeiros passos no ramo da beleza quando aprendeu a fazer maquiagens artísticas quando atuava como ator transformista em baladas, porém, decidiu parar e se dedicar à faculdade.

Mas, não demorou muito a perceber que o seu lugar era mesmo em meio aos produtos de beleza e aos clientes que confiavam nele a missão de ficar ainda mais bonitos. “O que eu sabia de maquiagem ainda era pouco, então eu comecei a fazer cursos, me especializar, melhorar as minhas técnicas e com isso, meu trabalho ganhou amplitude. Foi aíque eu juntei toda a minha bagagem e experiência e decidi fazer da maquiagem a minha profissão”, revela, orgulhoso.

Com beleza assinada em filmes e séries, surgiu para Erik a oportunidade de ensinar e esse foi o divisor de águas na vida do maquiador. Mas com a chegada da pandemia, os planos precisaram mudar. “Quando as festas pararam, as lojas fecharam, o meu trabalho como maquiador também parou. Foi ai que eu decidi abrir meus horizontes para outras áreas e iniciei na parte da estética. Fiz cursos técnicos e me profissionalizei para esse pós-pandemia”, conta o jovem que hoje, além de cursos de maquiagem, oferece também cursos em diversas áreas no ramo da estética.

Erik Morais, 28, maquiador e dermopigmentador – Foto Divulgação – Acervo Pessoal

Estética somada ao curso de empreendedorismo

Unindo os cursos na área da beleza, o maquiador Erik precisou aprimorar seu lado empreendedor. Para tornar o seu trabalho ainda mais conhecido, o rapaz usou os mecanismos encontrados na para ampliar a sua cartela de clientes. “Eu fiz alguns cursos de empreendedorismo, captação de clientes e vendas. Além disso, aprendi a fazer minhas próprias artes de divulgação nas redes sociais, faço os textos e dou um toque pessoal as minhas redes. Fora que eu fiz cinco mil panfletos e sai para distribuir. Com isso pude conhecer o meu público, os meus clientes e tive a oportunidade de conversar com as pessoas e entender suas necessidades. Isso me mostrou que nós precisamos ter atitude de correr atrás e fazer dar certo”, aponta. 

E para além do retorno financeiro que a área possibilita, para Erik, o desenvolvimento profissional foi a maior recompensa que ele teve. “Hoje eu me defino como uma pessoa realizada, pois consigo mensurar os meus resultados e ver que pessoas estão buscando aprender comigo. Então eu consigo ver que superei diversas dificuldades da minha vida para conseguir ser o que sou hoje” finaliza o maquiador.

Possibilidades de atuação dos esteticistas

A versatilidade desses profissionais faz com que sejam requisitados em diversos ambientes com possibilidade de atuação com estética facial, corporal e capilar, maquiagem artística, comercial ou para TV e fotos. Os esteticistas podem fazer procedimentos como micropigmentação de sobrancelha e lábios, microagulhamento, massagens corporais, drenagem linfática, depilação, entre outros serviços. 

Empresas de visagismo, consultorias, do setor de cosmética e que fabricam equipamentos para a estética e cosmetologia também podem ser geridas pelos esteticistas. Para isso, os profissionais precisam investir em capacitação para buscar cada vez mais entender o processo e proporcionar aos clientes mais satisfação.

E é nesse quesito que o Educa Mais Brasil pode te ajudar.  O maior programa de fomento à educação do país oferta bolsas de até 70% de desconto em cursos técnicos, graduações, pós-graduações e especializações em diversas áreas. Para saber mais, acesse o site do programa e inscreva-se.

Fonte: Agência