Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Após três anos, Parada LGBT volta às ruas de Campo Grande

Expectativa é reunir 15 mil pessoas, mas número pode ser superado após período de suspensão
Dândara Genelhú, Adriel Mattos -
Parada LGBT
Público coloriu as ruas da Capital neste sábado. (Fotos: Stephanie Dias, Jornal Midiamax)

Após três anos de suspensão devido à pandemia de covid-19, volta a receber a Parada . Os participantes devem percorrer diversas ruas do Centro e se reúnem para apresentações musicais na Praça da República (Rádio Clube).

“Acho que todos nós como organização e população LGBT estávamos bastante ansiosos, porque esse é o dia que a gente tem esse apoio, para dar visibilidade e lutar pelos nossos direitos, principalmente na nossa sociedade LGBTóbica. Hoje é um dia de celebrar, de alegria para todos nós, mas também é um dia de luta por essas vidas perdidas”, disse o subsecretário de Estado de Políticas Públicas LGBT+, Leonardo Bastos.

A Parada da Cidadania LGBTQIA+ terá ainda atendimento da Defensoria Pública, orientação sobre saúde e cidadania. Segundo o subsecretário, devem se reunir 15 mil pessoas, mas há a expectativa de superar essa marca devido ao longo período de suspensão do evento.

Para animar esse público e incrementar a renda, vendedores ambulantes também comemoram a volta da Parada. “O negócio é colorir o povo, com respeito. Não é imaginar só cifrão na frente, imaginar alegria para o povo”, conta Walter Diniz, 60 anos.

Ele chegou a distribuir faixas e pulseiras de brinde aos participantes. Morador de , ele diz que também participa do evento paulistano. “Tenho o maior carinho pela Cidade Morena”, garante.

Há mais de uma década vendendo itens no evento, Ronaldo Terra, 58, diz que costuma comercializar todo o estoque que leva. “Se Deus quiser, vai vender bem. Acredito que vamos vender bem, as festas voltaram e já começou a movimentar”, afirmou.

Público voltará à Praça do Rádio Clube para .

Lílian Basílio, 50, já participou de três Paradas e diz que esse é o momento de rever os amigos LGBTQIA+, que segundo ela, são para a vida toda. “Se você luta pelos seus direitos é maravilhoso, as pessoas tem que ter consciência que somos pessoas. Vim com meu marido, minha filha e amigos e meu pai de santo”, conta.

Acompanhada da irmã de 12 anos, da sobrinha de 6 e do namorado – que é transsexual – Hytalo Augusto, 27, Ana Flávia, de 24 anos, conta que vem sempre com a mãe, mas como ela não veio, decidiu levar as crianças.

“Quero que elas aceitam as pessoas. Desde pequenas elas sabem que um trans. Aqui eu me sinto mais à vontade e é o lugar que consigo ficar sem medo”, diz. Já Hytalo complementa que, ensinando desde cedo as crianças, o preconceito diminui.

“Eu acho que é uma maneira da gente se reencontrar, tanto nós, LGBTs, quanto a sociedade inteira. Acho que é respeito, a criança encontrando a gente desde pequena é maior a chance de respeitar a gente dentro ou fora da família”, avaliou.

A PM (Polícia Militar) e a GCM (Guarda Civil Metropolitana) acompanham a Parada.

Parada LGBT de volta

O percurso começa na Rua Barão do Rio Branco, passa pela Rua Padre João Crippa, Rua Dom Aquino, Calógeras e novamente Barão do Rio Branco para voltar para a Praça do Rádio Clube, onde haverá shows com mais de 50 artistas, praça de alimentação e serviços de saúde e cidadania.

Todas as atrações são regionais. Dentre elas, há apresentações de drag queens, cantores, bandas e DJs. São artistas LGBTQIA+ ou simpatizantes que estão participando sem receber cachê.

Vendedores aproveitam para comercializar adereços como bandeiras.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Taylor Swift pode estrelar papel de Whitney Houston no remake de “O guarda-costas”

Confronto com equipe da Romu termina em morte em Campo Grande

depac golpe

Idoso recebe chamada de vídeo de suposto gerente de banco e perde R$ 37 mil em golpe

Morte de idosa expõe falta de ambulância e sucateamento em cidade de MS

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

pupy elefanta posto de gasolina 2

Viaja deitada? 8 fatos sobre Pupy, a elefanta que parou em posto de gasolina em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

uniforme

Alunos da rede escolar de Campo Grande terão novo uniforma em 2026

Últimas Notícias

Sem Categoria

Serc/UCDB perde para Taboão Magnus e se complica na Supercopa Feminina de Futsal

Apagão no final da partida custou caro ao time de Mato Grosso do Sul

Polícia

Dois são presos com arma e munições em suposto desmanche no Itamaracá

Eles disseram para a PM que se encontraram para fumar maconha

Cotidiano

Dengue em MS salta em quase 400 casos em uma semana, além de novas duas mortes

Dengue já fez nove vítimas em Mato Grosso do Sul em 2025

Esportes

Dourados recebe a 3ª edição do Festival Surdolímpico no mês de maio

Evento gratuito contará com oficinas de futsal e vôlei de praia