Esta quarta-feira (15) vai ficar para sempre na memória de Franco Alan, Maurício Bandeira, Almir Pereira, Anderson Rangel e Emerson Amorim, cinco amigos que toparam uma aventura para lá de especial: a Expedição . Durante a viagem ao noroeste do Brasil, os homens vão adentrar pelas matas para se reconectarem com raízes e conhecer de perto a cultura dos seringueiros — trabalhadores que vivem da extração de látex das seringueiras — da região.

Dois integrantes do grupo moram em Mato Grosso do Sul e quem conversou com o MidiaMAIS foi o Franco Alan, oficial da Polícia Militar. Ele contou ser natural do Acre, mas veio para aos sete anos de idade. Dessa vez, ele retorna ao Estado natal para recordar a origem do seu sangue.

“Minha família é de lá, sou neto de seringueiros. Meus avós foram Soldados da Borracha”, afirma Franco, fazendo referência aos seringueiros que extraíam borracha para os Estados Unidos na II Mundial.

Segundo Alan, foi a história dos seus parentes que o motivou a fazer a ‘Expedição Acre'. Na região, ele vai recriar os passos dos antepassados e, claro, matar a saudade.

Rota da Expedição Acre

Franco, Maurício e Almir embarcaram na manhã desta quarta-feira (15) num avião rumo a Rio Branco, capital do Acre, onde encontrarão Anderson. De lá, o quarteto segue direto para o ponto de partida na cidade de Cruzeiro do Sul, onde Franco nasceu. Então, Emerson vai se reunir ao grupo para dar início oficial à Expedição Acre.

Segundo Franco, eles vão para Porto Walter. Em seguida, para a cidade de Marechal Thaumaturgo, município no Acre com cerca de 16 mil habitantes. Ao longo desse percurso, alguns dias serão destinados ao transporte de barco pelo Rio Juruá.

A semana de viagem também reserva passeio de bimotor, na trincheira onde ocorreu combate entre peruanos e brasileiros no século XIX e, um dos passeios mais importantes para Franco Alan, a visita ao seringal onde o avô nasceu.

Além disso, os cinco amigos também receberão assistência dos moradores. “Nós vamos comer na casa dos ribeirinhos”, afirma o oficial da PM.

Aventura na Selva Amazônia

Para deixar registrado todas as aventuras em meio à Selva Amazônica, os cinco amigos criaram um perfil no Instagram a fim de mostrar o dia a dia da Expedição Acre. Segundo eles ao Jornal Midiamax, será um momento jamais vivido até então. Confira: