Na estrada há 40 anos, Américo se inspira nas viagens para escrever livro de poesia dentro de caminhão

Ele trabalhava como caminhoneiro e se arriscava a escrever poesias durante as paradas. Hoje, Américo já tem seu primeiro livro
| 02/05/2022
- 14:30
Américo lança livro de poesia em Campo Grande
Américo é um caminhoneiro poeta que viveu inúmeras aventuras no Brasil (Foto: Divulgação)

Américo Zanete Magalhães tem 60 anos. Desse total, 40 foram dedicados à profissão de caminhoneiro. Sobre as estradas sinuosas e paisagens inesquecíveis, foram nas incontáveis aventuras pelo que ele encontrou a inspiração para escrever um livro de poesias. Morador de Campo Grande, Magalhães lança a sua primeira “Estradas, Madrugadas e Poesias” para simbolizar o retrato da sua rotina enquanto vagava pelas rodovias do país.

Natural do Rio Grande do Sul, Américo se mudou para Campo Grande na década de 90 e, desde então, tem a Capital como seu verídico lar. Aposentado da função atualmente, por muitos anos trabalhou como caminhoneiro. Nas horas vagas, se arriscava a escrever poesias durante as paradas.

“Eu escrevo poesias desde jovem, porém somente comecei a apresentá-las aos amigos após minha entrada no Facebook e no WhatsApp, pois tenho dificuldade com a escrita manual. A inspiração brota de inúmeras fontes: paisagens, fatos corriqueiros das estradas, pessoas, situações vividas ou imaginárias”, conta o autor.

Inspiração durante viagens

No caminhão, a palavra ‘Poeta’ estampa o para-brisa. Segundo o autor, a poesia sempre fluiu muito naturalmente e sempre tinha palavras para escrever em guardanapos. Ao avistar algo interessante que despertava inspiração, Magalhães logo ditava as palavras no gravador do celular e, depois, passava para o papel durante as madrugadas. Para o homem, a escrita o transportava para outro mundo.

“Muitas das minhas preocupações eu consigo superar quando estou escrevendo, por esse motivo alguns poemas do livro estão retratando momentos muito pessoais”, completa.

Apesar de já estar aposentado, ele ainda afirma que não pretende largar as estradas tão facilmente. Depois de muitos anos viajando sozinho, agora a intensão é levar a esposa e os filhos para as aventuras ao redor do Brasil.

Américo lança 1º livro

O livro “Estradas, Madrugadas e Poesias” está dividido em três partes, sendo a primeira dedicada à gratidão a Deus. A segunda parte conta com opiniões sobre situações vividas, lutas, vitórias e derrotas. Já a terceira retrata devaneios do caminhoneiro.

A obra será lançada no próximo sábado (30) na cafeteria Duckbill (R. Nortelândia, nº 613 – Santa Fé), das 16h às 19h.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok
Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.

Veja também

Moradores de Campo Grande decidiram perdoar Whindersson Nunes

Últimas notícias