Acesso às vagas para o Sisu 2022.2 é liberado; saiba como consultar

As inscrições para o programa só devem ser feitas entre 28 de junho e 1º de julho
| 17/06/2022
- 10:42
Acesso às vagas para o Sisu 2022.2 é liberado; saiba como consultar

A consulta para as vagas do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está liberada. Os estudantes que pretendem usar a nota do Exame Nacional do (Enem) para o programa devem realizar a consulta através do Acesso Único. Já as inscrições para o programa só devem ser feitas entre 28 de junho e 1º de julho.    

Nesta consulta é possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, e turnos, instituições e localização dos cursos, além de acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições que aderiram ao Sisu. 

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção. 

Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem, que, nesta edição, será a de 2021.

O programa utiliza notas do Enem para realizar a seleção dos alunos. Diariamente, até o fim das inscrições, o Sisu libera as notas de corte para cada curso. Caso a pontuação do Enem do estudante esteja abaixo dessa nota de corte, ele tem a possibilidade de mudar a opção de curso. Se, ao final da inscrição, o desempenho for acima da nota de corte, há chances de ser selecionado no curso pretendido. 

Conforme o edital do Sisu, a segunda edição será constituída de uma única chamada, cujos resultados serão divulgados em 6 de julho de 2022 no Portal Acesso Único. O prazo para a matrícula dos aprovados será no período de 13 a 18 de julho de 2022. Cada instituição divulgará por meio de edital próprio os dias, horários e locais de atendimento para a matrícula dos estudantes. 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Veja também

Últimas notícias