O liberou recentemente os testes iniciais do suporte a múltiplos aparelhos do aplicativo. Agora, o mensageiro permite utilizar a mesma conta em até quatro dispositivos simultaneamente, sem necessariamente ter o celular por perto ou conectado à internet.

Para utilizar o novo recurso, o usuário precisa, necessariamente, utilizar uma versão beta do WhatsApp — seja no ou no iOS. Com a nova ferramenta, será possível utilizar o mensageiro em outros dispositivos, como no WhatsApp Web ou app para computador, de maneira individual.

O WhatsApp esclarece que mantém a criptografia para todas as mensagens, mídias e chamadas, enquanto o histórico de conversas pode ser compartilhado entre os dispositivos. Também, que os usuários saberão para qual dispositivo específico uma mensagem está sendo enviada.

Como usar o WhatsApp beta e a nova função

Apesar de dispensar o uso direto do WhatsApp para outros dispositivos, ainda é preciso validar o número de uma conta e, também, o dispositivo “principal” que conectará novos aparelhos. Isso, é claro, além da exigência de utilizar a versão beta do aplicativo.

Atualmente, os canais beta do WhatsApp para Android e iOS estão fechados para novos usuários. Também não há uma periodicidade exata para que os desenvolvedores liberem novos espaços para novos testadores. No entanto, o cadastro pode ser feito no Google Play, para Android e no TestFlight, para iOS.

Caso o usuário já seja inscrito no programa – independente da plataforma -, já será possível ver a nova opção de usar o WhatsApp em múltiplos aparelhos, e que também está em fase beta.

A partir disso, será preciso fazer o seguinte caminho para habilitar o novo recurso:

No Android: abra o WhatsApp e toque no menu pontilhado de “Mais opções”, depois em “Aparelhos conectados”, em “Múltiplos aparelhos (Beta)” e, por fim, no botão de “Entrar no beta”.

No iPhone: com o app aberto, basta tocar nas “Configurações”, em “Aparelhos conectados”, depois em “Múltiplos aparelhos (Beta)” e em “Entrar no beta”.

O mesmo caminho também deve ser feito caso o usuário queira sair da versão beta desse novo recurso.

Como adicionar e remover dispositivos do WhatsApp

Até aqui, para usar o recurso, o usuário participa de dois programas beta: o primeiro, do próprio aplicativo, e o segundo da nova função. Depois disso, será possível associar os dispositivos à conta — com um limite de quatro aparelhos.

O WhatsApp também lembra que ainda será preciso utilizar o método de código QR para escanear e fazer as adições. O caminho para adicionar ou remover os aparelhos de uma conta é bem parecido com o anterior:

1. No Android, toque no botão pontilhado de “Mais opções” e no iOS em “Configurações”;

2. Agora, toque em “Aparelhos conectados” e depois em “Conectar um aparelho”;

3. Utilize a opção biométrica de segurança ou PIN para validar a alteração.

O usuário também tem a opção de “Manter este aparelho conectado”, caso queira deixar fixa a conexão com um computador. A opção é exibida na mesma área do escaneamento de código QR.

Recursos que ainda não funcionam

Como estamos falando de uma versão de testes, alguns recursos ainda não funcionam normalmente. Além disso, é possível que os usuários enfrentem problemas adicionais ao longo do uso, o que pode ser reportado ao WhatsApp. Entre os recursos que não estão funcionando divulgados pela empresa, estão:

– Ver a localização em tempo real dos dispositivos adicionais
– Fixar conversas no WhatsApp Web ou app para computador
– Entrar em grupos ou ver convites para grupos no WhatsApp Web e app para computador
– Enviar mensagens ou fazer chamadas para contatos com versões antigas do WhatsApp
– Fazer alterações no nome da empresa e etiquetas do WhatsApp Business via web ou app para computador

Algumas outras funções também não estão disponíveis para o Portal, tela inteligente do que não está disponível no Brasil. Também é válido pontuar que ainda não há uma data estipulada para a liberação dos recursos de forma geral, para todos os usuários.