Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

VÍDEO: De MS, João conquistou 1 milhão de seguidores no Tik Tok com ‘receita de tie-dye’

Um tripé improvisado com uma garrafa pet, tintas, camisas, barbantes e talento. Com esses itens, João Batista Fortti, de 18 anos, começou a produzir vídeos nos quais ensina o tie-dye, uma técnica de tingimento em tecido que ganhou jovens mundo a fora e parou até nas estantes das lojas de departamento. Só que a coisa […]
Arquivo -

Um tripé improvisado com uma garrafa pet, tintas, camisas, barbantes e talento. Com esses itens, João Batista Fortti, de 18 anos, começou a produzir vídeos nos quais ensina o tie-dye, uma técnica de tingimento em tecido que ganhou jovens mundo a fora e parou até nas estantes das lojas de departamento.

Só que a coisa fugiu um pouco do controle. Meio que do dia pra noite, João viu seus vídeos despretensiosos ganharem views e mais views – apenas uma de suas postagens no Tik Tok tem mais de 35 milhões de visualizações. Na rede social do momento, o número de seguidores também impressiona: em dezembro, João superou a incrível marca de 1 milhão.

VÍDEO: De MS, João conquistou 1 milhão de seguidores no Tik Tok com 'receita de tie-dye'
Succi é palavra em latim que significa poder energético, explica João | Foto: Guilherme Cavalcante | Midiamax

Assim, o sonho de todo jovem conectado de sua idade – ser uma celebridade do Tik Tok – foi impresso nos números da Succi, a marca que João criou para representar sua arte. Com seguidores do mundo todo, o rapaz passou a ser assediado nos comentários. Tem fã clube e é contatado por outros amantes do tie-dye. Uma façanha inédita para um jovem do interior, que também é estudante de administração da UFMS (Universidade Federal de ).

Para chegar a esse resultado, foi preciso aprofundar os estudos na arte do tie-dye. Durante a , ele voltou de – onde estava morando desde o início do ano com a irmã – para a chácara onde morava com os pais, em , a cerca de 130 km da Capital. Rodeado pela natureza, com um som de reggae ao fundo e com os apetrechos em mãos, João decidiu abandonar o amadorismo e levar a fundo a pesquisa sobre as técnicas. Tudo isso intercalado com as aulas on-line da universidade.

“Fazia mais por diversão, uma vez ao ano, quando ‘baixava o espírito’. Eu e minha família estamos bem resguardados na quarentena, então aproveitei para pegar mais firme no tie-dye, no intuito de vender e poder criar uma marca. Eu sempre achei bacana a ideia de ter uma marca, de produzir algo que as pessoas usam. Com as pesquisas, tudo desaguou na Succi”, conta. Succi, a propósito, é uma palavra do latim que significa “poder energético”. “Desde o começo coloquei uma intenção na marca, depositar energias boas”, conta.

VÍDEO: De MS, João conquistou 1 milhão de seguidores no Tik Tok com 'receita de tie-dye'
João mostra algumas camisas com tie-dye e os principais apetrechos para desempenhar a técnica | foto: Guilherme Cavalcante | Midiamax

E então o Tik Tok entrou na história. Para dar visibilidade à Succi, João fez o óbvio: procurou as redes sociais. Primeiro o e, depois, o Tik Tok. “Produzi alguns vídeos, aprendi a editar. Aí o primeiro deles chegou a mil visualizações. Eu lembro que estava na casa do meu primo quando a gente viu isso, sendo que eu tinha, sei lá, uns 20 seguidores. Foi muito massa isso. Me motivou a continuar, conta”.

E João continuou. Com dezenas de vídeos hospedados no Tik Tok, os seguidores aumentaram e as visualizações, idem. Até que um de suas produções basicamente viralizou e chegou aos 35 milhões de views, até o momento.

“Tinha visto um tipo de amarração diferenciada, que formava um losango na peça. Eu estava com um lençol pra fazer tie-dye e, claro, filmei tudo. Quando eu coloquei no ar, as visualizações só cresciam. Talvez o formato das amarrações tenha ocasionado isso”, conta. O formato, no caso, lembra um elefante para uns. Para outros, um pênis. Confira o vídeo abaixo (Edição: Deyvid Guimarães | Midiamax):

Celebridade do Tik Tok

E como é ser uma celebridade do Tik Tok, ainda mais em uma cidade pequena como São Gabriel do Oeste? João ri quando o repórter faz a pergunta, e não sabe responder ao certo, já que isso não foi exatamente o que ele procurou. “Mas eu fico muito feliz. Eu gosto dos comentários, dos feedbacks, das pessoas me procurando, vindo falar comigo. Isso me incentiva”.

VÍDEO: De MS, João conquistou 1 milhão de seguidores no Tik Tok com 'receita de tie-dye'
Luva amarela é quem mais aparece nos vídeos. Um deles tem 35 milhões de visualizações | Foto: Guilherme Cavalcante | Midiamax

Atualmente, ele segue com a produção das camisas e dos vídeos, só que tudo num nível melhor: o tripé improvisado deu lugar a um mais moderno, com ring light e sensor remoto. A edição dos vídeos também foi aprimorada. João, na verdade, quase não aparece neles: ele prefere focar nas artes e a parte de seu corpo mais visível é, na verdade, a mão, que ostenta uma luva de proteção amarela, que já virou até “personagem” das produções.

Toda a publicidade que João recebeu em cima de seus tie-dyes também proporcionou o amadurecimento da Succi. João está debruçado em descobrir logísticas para fazer seus produtos alcançarem novos horizontes, o que tem muito a ver, também, com o curso de administração. As encomendas tem um conceito. Além do cliente escolher a técnica e as cores, tudo chega em casa amarradinho com barbante, uma cartinha e até o símbolo da Succi, com todo zelo e cuidados.

Vale lembrar que além do tie-dye, João também produz porta-incensos, mensageiros dos ventos e outros produtos, tudo feito com material coletado da natureza. “A Succi manda boas energias”, conclui João.

Confira a Succi nas redes sociais:

Tik Tok

Instagram

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina