“O meu perfil busca abordar conteúdos nostálgicos, mais especificamente anos 90 e início dos anos 2000, que foi quando eu vivi minha infância e pré-adolescência, e assim posso falar com propriedade sobre o que fazia sucesso nessa época e que hoje é gostoso de relembrar! Eu sempre consumi conteúdo nostálgico na , e sempre amei conversar com meus amigos sobre isso, então resolvi gravar meus próprios vídeos e tentar passar esse sentimento de nostalgia para outras pessoas”, conta Monique ao MidiaMAIS.

@monique.faria

Comprar na internet tem dessas, as vezes falta um dedo kkkk ##barbie ##2000s ##brinquedosantigos

♬ Barbie Girl – Lady Aqua

A ideia nasceu depois que a profissional de marketing digital assistiu aos vídeos da youtuber Maíra Medeiros sobre brinquedos antigos que ela ainda guardava. “Eu me identifiquei muito com ela nesse ponto porque também guardava muitos brinquedos da minha infância e costumava comprar também alguns em brechós ou na internet, para colecionar mesmo! Eu pensei que poderia também mostrar para as pessoas os brinquedos e outros itens dos anos 90 e 2000 que eu tinha guardados aqui em casa”, diz.

Monique comenta que a nostalgia, para ela, é uma das melhores sensações que qualquer pessoa pode ter. “Tem coisas da nossa infância que estão adormecidas nas nossas memórias, mas basta um estímulo, seja em vídeo ou uma música, para você voltar no tempo com as lembranças”, pontua a jovem.

@monique.faria

Quem conhece levanta a mão! ‍♀️ ##brinquedosantigos ##nostalgia ##desbloqueandomemorias

♬ Monkeys Spinning Monkeys – Kevin MacLeod & Kevin The Monkey

Fenômeno

A criação para a plataforma começou em janeiro de 2021. Em 12 meses, a tiktoker já conta com mais de 146 mil seguidores e possui 2,1 milhões de curtidas. Seus vídeos são muito visualizados, extrapolando, com frequência, 100 mil visualizações cada, batendo, 400, 500 e até 900 mil constantemente. O mais visto conta com 2,5 milhões de visualizações, mostrando um brinquedinho que fez o terror na vida de muita gente. Veja:

@monique.faria

Na minha época quebrava seu dedo, mas não partia ao meio kkkk #nostalgia #brinquedosantigos #pov #videofail

♬ Spongebob – Dante9k

Diante do fenômeno, Monique tenta explicar esse sucesso. “O que conquista as pessoas é lembrar a elas de coisas que até mesmo elas já esqueceram. Eu recebo muitos comentários de pessoas, já adultas, que tiveram algum dos brinquedos que eu mostro em vídeo, dizendo que elas próprias já haviam se esquecido que ganharam quando eram crianças”, revela a jornalista ao Jornal Midiamax.

@monique.faria

##CapCut Não me conformo com esse nome kkkk ##nostalgia ##brinquedosantigos ##brinquedosestrela ##boneca

♬ Ukulele – Bensound

Além de criadora de conteúdo, Monique também é colecionadora, o que ajudou muito e teve papel fundamental para o desenvolvimento da página no . “Todas as vezes que eu adquiro um brinquedo novo, já penso logo em compartilhar com meus seguidores. Eu sempre vou atrás da história daquele brinquedo, ano que foi fabricado, o comercial que passava na tv… tudo para criar o vídeo”, confirma.

Sobre o futuro, ela responde: “Pretendo continuar com meus vídeos no TikTok porque esse universo de nostalgia tem muito a ser abordado, mas pretendo criar conteúdo também para o Instagram, acabei de criar uma conta e pretendo alimentá-la com conteúdo de moda dos anos 2000, que agora está super em alta”, diz.

@monique.faria

Pilha mais cara que a minha própria casa! ##fy ##fy ##brinquedosanos90 ##brinquedosantigos

♬ Ukulele – Bensound

Unindo o útil ao agradável

Apesar do estouro, o trabalho na internet ainda não garante nenhum retorno financeiro à jovem. Ela faz um alto investimento nos vídeos, mas não reclama, pois como é colecionadora, acaba adquirindo para o seu próprio acervo pessoal. “É uma junção do útil ao agradável. Tudo aconteceu rápido e eu não estava esperando crescer em tão pouco tempo assim na plataforma, mas pretendo ir atrás de grandes parcerias”, projeta.

“Recebo muito apoio de familiares e amigos. Todos ficaram muito felizes com meu sucesso no TikTok e não deixam de acompanhar sempre que podem”, finaliza a tiktoker.

@monique.faria

Vou roubar o emprego da Moranguinho, é isto kkk ##fy ##fyp ##nostalgia ##brinquedos antigos ##moranguinho

♬ Straw-Buh-Buh-Buh-Buh-Berry Shortcake – Strawberry Shortcake

Saiba Mais