Que situação… aquele momento que muitos temem finalmente chegou: a confraternização de fim de ano da empresa, que pode acabar se transformando em uma verdadeira saia-justa para a maioria.

Motivo de piada, a possibilidade do constrangimento e de situações embaraçosas quando colegas de trabalho se reúnem para comer, beber, se divertir e falar de tudo, menos do ofício, é um prato cheio para memes nas redes sociais.

Há quem sequer sabe como se comportar com descontração na frente dos chefes, como se vestir… Comer pouco? Beber ou não beber? E dançar, pode? Mas o principal: sou obrigado a ir, ou não comparecer é extremamente deselegante?

Referência no mercado de Consultoria de Imagem e Comportamento, a consultora Rachel Jordan executa um trabalho estratégico e personalizado para pessoas interessadas em melhorar sua imagem pessoal e profissional, que procuram se reposicionar na carreira ou se colocar de maneira mais apropriada nas diferentes situações do cotidiano.

Formada em Protocolos Internacionais e Etiqueta Profissional pela escola americana The Protocol School of e pela escola inglesa Europrotocol, Rachel dá cinco regras básicas de etiqueta para não dar vexame na festa de fim de ano da firma.

“Nessas ocasiões, deve-se observar algumas regras de etiqueta para que as oportunidades não se convertam em más impressões e, consequentemente, barreiras em sua carreira. Vou mostrar algumas dicas simples de comportamento para ajudar a conquistar uma boa impressão nesses eventos”, inicia a consultora, que elenca e orienta:

O que eu devo vestir?

Tenha em mente que a festa da empresa ainda é um evento corporativo. Ao escolher o seu look, não use nada que possa ser desaprovado no seu local de trabalho. Isso se aplica a roupas muito curtas, apertadas e decotadas demais.

Assim, se a sua organização é mais conservadora, aposte em cortes mais formais, permitindo-se cores mais alegres. Outro erro clássico é vestir-se com peças que relembrem o tema do feriado. Deixe em casa o gorro de e o lenço repleto de renas.

Quanto posso beber?

Isso pode parecer óbvio, mas não beba em excesso. Mesmo que haja fartura de itens, aprecie bebidas mais leves e em pouca quantidade, pois misturar o álcool com as conversas informais da ocasião pode ser arriscado.

Pense na festa da empresa como um evento de negócios, onde a apresentação é fundamental para os resultados. Ao beber em demasia, você estará mais suscetível a deslizes e vexames.

Posso dançar?

Embora seja um momento apropriado para a descontração, as regras de etiqueta pedem que você não exagere na dança. Afinal, você não quer que os seus passos exóticos sejam compartilhados nos grupos de Whatsapp e durante as semanas seguintes, não é mesmo?

Com quem devo falar?

Este é um momento perfeito para falar com colegas que você normalmente não pode interagir diariamente. Apresente-se aos superiores e misture-se com as pessoas de outras áreas. Não desperdice as oportunidades, passando a noite inteira com seus amigos mais próximos.

Mas aqui eu faço um alerta. Embora seja muito interessante vender a sua imagem para as pessoas mais importantes da empresa, não é aconselhável passar o tempo todo atrás delas, pois você pode ser taxado de bajulador.

Ao falar com as pessoas, evite entrar em temas polêmicos, como política e religião, mantendo a conversa mais leve. Ah, e falar o tempo todo sobre o trabalho também pode pegar mal.

Tenho obrigação de ir?

Faça todos os esforços para participar da festa, mesmo que você não queira. É uma grande oportunidade de networking e uma maneira de mostrar seu compromisso com a empresa. Se você quiser sair mais cedo, não seja o primeiro a ir embora.

A última coisa que você quer é deixar a impressão de que não é um membro da equipe, porque você não apareceu. Ao seguir essas simples, porém eficazes regras de etiqueta, a consultora está certa de que você deixará boas impressões e contribuirá para o sucesso da sua carreira na empresa.