Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Tendências fitness de 2021 são apostas para treinos em casa

As pessoas estão a fazer seus treinos em casa já que o cenário de pandemia exige o distanciamento social, além de outros cuidados
Arquivo -

Há tempos o mercado tem se reinventado e lançado novas tecnologias em acessórios, roupas, calçados, novas modalidades, programas e aplicativos, a fim de incentivar as pessoas a fazerem seus treinos em casa já que o cenário de pandemia exige o distanciamento social, além de outros cuidados.

Uma pesquisa realizada pelo American College of Sports Medicine (Colégio Americano de Medicina do Esporte) com mais de quatro mil especialistas, incluindo brasileiros, elencou as principais tendências deste ano de 2021 para a prática de atividades físicas. No ranking, as três primeiras tendências listadas foram:

Treinos on-line: a vantagem é que os exercícios podem ser acessados por meio de vídeos gravados, lives e também por aplicativos. São inúmeras as opções, e algumas são segmentados para públicos específicos, como adultos, crianças, idosos, gestantes e outros. Além disso, podem ser feitos de qualquer lugar.

Tecnologias vestíveis: estamos falando de relógios e acessórios que aferem a frequência cardíaca, a temperatura do corpo, contam os passos, calorias gastas, saturação de oxigênio, entre outras informações que transformam os treinos mais desafiadores e ao mesmo tempo divertido.

Nessa tendência também encaixam-se roupas com tecidos especiais, tecnologias térmicas ou com proteção UV que bloqueiam raios do sol, nocivos à saúde, além de peças que se adequam à temperatura do ambiente e do corpo do usuário.

Exercícios feitos com o peso do próprio corpo: são treinos que substituem aparelhos e equipamentos de academias, por exemplo, pelo peso e força do próprio corpo. Os exercícios são variados: flexão, abdominais, agachamentos e outros.

Ressalvas ao treinar em casa

Apesar de toda a facilidade encontrada no mercado para manter a rotina de exercícios sem sair de casa, a profissional de educação física da , Juliana Maria Marques, faz um alerta. “Sabemos que na internet é possível encontrar diversas informações para praticar atividade em casa, mas antes de iniciar qualquer exercício é necessário buscar a orientação de um profissional da área, pois mesmo à distância, ele poderá orientar sobre o que é mais adequado para cada aluno e para evitar que os mesmos se machuquem”.

Sobre as tecnologias vestíveis, Juliana explica que as novidades por si só não fazem milagre. “É comum vermos pessoas usando principalmente pulseiras e relógios que marcam passos, monitoram batimentos cardíacos, dentre outras funções tecnológicas que vieram para influenciar a prática de atividade física e a busca pela evolução e melhor performance, mas vale ressaltar que eles sozinhos não trazem os resultados, é preciso realizar exercícios regularmente para que os resultados evoluam”, destaca.

Já sobre a terceira tendência do ranking de utilizar o peso do corpo nos treinos, a profissional explica que a prática é conhecida como ‘funcional’. “A atividade envolve vários grupos musculares, auxiliando na melhora do condicionamento físico, da resistência e da força muscular, no entanto, é possível utilizar também alguns acessórios, como halteres, elásticos, bolas suíças, entre outros, que são simples, de baixo custo e que auxiliam na variação dos movimentos propostos pelo profissional de educação física”.

A profissional de educação física finaliza alertando que “o ideal é sempre manter-se em movimento, separar um horário no dia para exercitar o corpo e, consequentemente, relaxar a mente. Com a pandemia tivemos que adaptar muitas coisas em nossas vidas, e a atividade física foi uma delas. As vantagens disso é que não é preciso enfrentar trânsito para ir à , poder ouvir sua própria playlist e decidir o horário da sua rotina de treino, por exemplo. O importante é não desanimar”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Últimas Notícias

Esportes

Corinthians vence o Palmeiras por 1 a 0 e larga na frente nas oitavas da Copa do Brasil

A partida foi marcada por equilíbrio nas estatísticas, mas também por lances de tensão e polêmicas

Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

As determinações de Donald Trump se amparam em suposta ameaça a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued