Não está fácil para ninguém! Em época de inverno, há dois meses sem chuva e previsão de recordes de calor, moradores de Mato Grosso do Sul já estão sentindo os efeitos do tempo seco na pele, literalmente. Secura, fadiga, dores de garganta e alergias respiratórias são apenas alguns dos sintomas inevitáveis desse tempo desértico que assola o Estado.
A Organização Mundial da Saúde indica que a taxa de umidade do ar ideal para a saúde é de 60%, mas nos climas mais secos, como nas regiões centro-oeste e nordeste do Brasil, a umidade pode ser inferior a 20% que já é sinal de alerta por causar irritação nos olhos, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e crises alérgicas, especialmente em quem sofre com asma ou bronquite.
Mas existem esperanças! E elas podem custar muito menos do que você imagina. Para ajudar nossos leitores e incentivar uma vida mais saudável, separamos aqui dicas valiosíssimas de como umidificar o ar com técnicas caseiras. Você pode adotá-las na residência, trabalho ou qualquer outro ambiente que desejar. Confira:
1 – Ter uma toalha molhada por perto
Essa é para fazer nos momentos em que tiver no trabalho ou em casa, especialmente se estiver em home office. Você pode molhar uma toalha e deixá-la pendurada em uma cadeira ou cabeceira, por exemplo. Isso vai ajudar bastante a equilibrar a umidade do ar.
2 – Colocar um balde de água fervente no quarto
Se você está sem dinheiro para comprar um umidificador de ar, então essa dica é perfeita! Colocar um balde de água fervente no quarto vai diminuir o ar seco do ambiente e possibilitar melhor respiração durante a noite. Assim, o seu sono vai ser ainda melhor.
Basta encher metade do balde com água quente e colocar perto da cabeceira da cama. Experimente acrescentar 2 gotinhas de óleo essencial de lavanda para ter maior relaxamento na hora de dormir.
Aconselhamos a não usar essa técnica em quartos que contém crianças e sem a supervisão dos responsáveis.
3 – Colocar plantas no ambiente
As plantas são ótimas para deixar o ambiente menos seco. As melhores opções são as aquáticas, mas a Espada de São Jorge e Samambaias também são excelentes para umidificar o ar.
Mas é preciso lembrar de regar a planta sempre que a terra não estiver muito úmida e respeitar as necessidades de exposição solar de cada espécie.
4 – Tomar banho com a porta aberta
Aproveite o banho para umidificar o ar também! Tomar banho com a porta do banheiro aberta permite que os vapores da água do chuveiro se espalhem pelo ar, umidificando naturalmente o ambiente. Apesar disso acontecer no banho frio, é mais eficiente com a água morna.
5 – Lave cortinas, tapetes e almofadas
Se você tem tapetes, cortinas e almofadas em casa, está na hora de dar um jeito neles. Cuide da higienização e faça isso com mais frequência.
Você também pode optar por um umidificador de ar eletrônico. Como ele é pequeno e leve, tem várias funcionalidades e pode ser transportado para vários lugares sem dor de cabeça.
Quando umidificar o ar?
Umidificar o ar é sempre muito importante para melhorar a respiração, mesmo em pessoas sem qualquer problema respiratório. Mas caso você ou alguém da sua casa apresente alguns desses sintomas abaixo, é imprescindível dar ainda mais atenção:
- Crises alérgicas frequentes;
- Crises de asma;
- Nariz entupido;
- Garganta seca ou tosse frequente.
Além disso, pessoas que sofrem constantemente com coriza também podem umidificar o ar para tentar resolver o problema, uma vez que pode ser uma solução do organismo para manter as vias aéreas menos irritadas.
E não acaba por aí! Existem outros cuidados necessários nas épocas de seca, como beber mais água, evitar a exposição solar e não fazer exercícios nos horários mais quentes do dia.