As inscrições para o Batalha de Bandas, maior festival de música autoral de , entram em sua reta final. Interessados em participar do evento devem correr, uma vez que as inscrições encerram no próximo dia 13 de agosto. O festival recebeu investimento do Governo Estadual por meio da Fundação de Cultura de MS.

De grande importância no cenário musical regional, sobretudo no , o Batalha de Bandas teve sua primeira edição em 2014. De lá para cá, mais de 60 bandas sul-mato-grossenses passaram pelos palcos e mais de 150 grupos se inscreveram. 

O festival foi suspenso em 2020 por causa da pandemia, mas volta com todas as forças nesta nova edição de 2021. “É um retorno importante, que traz um novo fôlego para a música autoral no estado”, afirma a produtora executiva, Ana Ostapenko.

Como participar

Podem se inscrever bandas sul-mato-grossenses de qualquer vertente do rock, cujos integrantes tenham mais de 14 anos de idade. Um formulário online deve ser preenchido e interessados devem apresentar uma música autoral na inscrição, em áudio ou vídeo, via Soundcloud ou YouTube.

“Não há necessidade de ser uma gravação profissional, pode inclusive ser de um ensaio. O intuito é dar visibilidade a novos talentos do rock regional”, pontua Ostapenko.

A seleção é feita por um time de técnicos que avalia todo o material enviado e seleciona os grandes finalistas. Os nomes serão divulgados no dia 20 de agosto na fanpage do Batalha de Bandas. No dia da grande final, durante o evento, os jurados avaliam quatro quesitos: Composição, Performance, Execução e Letra.  

A vencedora ganha a gravação de um DVD com quatro músicas, um ensaio fotográfico no dia da gravação do DVD, dez camisetas de merchandising da banda e uma consultoria de carreira. O segundo lugar e a banda escolhida pelo público levam a gravação de um single cada. Já o terceiro lugar, ganha um ensaio fotográfico. O objetivo dessa premiação, segundo Caio Dutra, produtor técnico da Batalha de Bandas, é proporcionar às bandas vencedoras a oportunidade de terem um material próprio para o ingresso no mercado musical.

O Batalha de Bandas deve acontecer em setembro, com todos os cuidados que o período pede, garante a organização. O link para inscrições e regulamento é o bit.ly/batalhadebandas2021

Para mais informações sobre o Batalha de Bandas, basta acessar as redes sociais do Facebook ou Instagram