Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Síndrome do intestino tímido: como não ter medo de fazer o número 2 fora de casa

Playlist, desodorizante e posição correta podem fazer toda a diferença
Arquivo -

Talvez você já tenha escutado alguém falando a seguinte frase “não consigo fazer cocô fora de casa”, ou você mesmo já pode ter passado por essa situação. Muitas vezes a situação é tratada como brincadeira, no entanto, a dificuldade para fazer o número 2 em qualquer banheiro que não seja o seu é coisa séria e, se não tratada, pode trazer consequências.

Pesquisa feita pelo Ministério da Saúde apontou que a constipação intestinal é um desconforto que atinge entre 20% e 30% dos brasileiros, sendo em sua maioria mulheres e pessoas com idade acima de 65 anos.

A presença de muitas pessoas próximas ou no local do banheiro também pode reforçar o medo (Reprodução)

 

Síndrome do intestino tímido

Essa síndrome é um distúrbio que causa uma incapacidade patológica ao usar um banheiro desconhecido ou de um local de grande movimentação. Uma das principais causas dessa fobia é a vergonha ou o constrangimento de ser descoberto, seja pelo barulho da descarga, pela demora no reservado ou pelo odor característico das fezes.

Um estudo realizado no pela Sociedade Britânica de Patologia mostra que pelo menos 4 milhões de pessoas sofrem da síndrome só no país. A pesquisa ainda explica que essa fobia pode estar relacionada a algum trauma, principalmente durante a infância e a vida escolar. A timidez ou alguma piada relacionada ao uso do banheiro feita nesse período também podem estar associadas a essa síndrome. A presença de muitas pessoas próximas ou no local do banheiro, no caso daqueles compartilhados com várias cabines, também pode reforçar o medo.

Problema precisa ser levado à sério (Reprodução)

Maneiras de vencer o medo de usar banheiro fora de casa

Medo de alguém entrar, de o papel acabar, do barulho da descarga, da demora ou do mau cheiro são só alguns dos fatores que podem atrapalhar para que você atenda ao chamado da natureza no shopping ou na firma, mas veja algumas dicas que ajudam a perder esse medo aos poucos:

Use o banheiro em horários de pouco movimento: uma boa maneira de começar a perder o medo de usar o banheiro fora de casa, principalmente no ambiente de trabalho, é optar por ir em horários de pouco movimento. Outra sugestão é usar banheiros com menor circulação, tipo os de andares mais afastados no shopping ou, no caso do trabalho, em vez de usar o de dentro do escritório.

Desodorizadores de sanitário: o cheiro que fica no ar é algo que faz com que muita gente fuja dos banheiros compartilhados por medo. Se você também faz parte desse grupo, saiba que os desodorizadores sanitários são ótimos para bloquear e eliminar qualquer mau cheiro. Basta borrifar algumas gotinhas do produto antes de usar.

Posição correta: usar o vaso na posição correta também é uma ótima maneira de acabar com o medo de ir ao banheiro público. A posição mais indicada é inclinando um pouco o corpo para frente e elevando as pernas por pelo menos 10 cm. Para elevar as pernas você pode usar o cesto de lixo como apoio ou até mesmo uma bolsa ou mochila.

Playlist: para que você esqueça o ambiente à sua volta e se concentre apenas no que está fazendo, colocar uma playlist com suas músicas preferidas pode ser uma boa alternativa.

Certifique-se de que o banheiro esteja próprio para uso: outro medo comum de quem não gosta de usar o banheiro fora de casa é em relação à limpeza. Então, antes de usar, verifique se tudo está ok e, se precisar, passe um papel ou forre a borda do assento sanitário. Confira se a porta está trancada, se tem papel higiênico e se a descarga está funcionando perfeitamente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Avimasul vai destacar o potencial da avicultura sul-mato-grossense durante a Expoagro 2025

Abrindo a caixa preta

Atlético-MG vence Caracas e depende só de si para ser líder do Grupo H da Sul-Americana

Jovem fica em estado gravíssimo ao ser esfaqueado no abdômen

Notícias mais lidas agora

vereadora luiza diretor cpi

Luiza pede demissão de presidente da Agetran que deixou de cobrar multas do Consórcio Guaicurus

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

Empresa pivô de escândalo de corrupção em MT já fechou R$ 69,2 milhões em contratos em MS

Flamengo vence a LDU no Maracanã e encaminha vaga nas oitavas da Libertadores

Últimas Notícias

Polícia

Funcionária de escola estadual de MS tem perna quebrada por aluno ao ser empurrada de escada 

Mãe do aluno procurou a delegacia e disse que o filho foi agredido pela mulher

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Ninguém está mais blindado de ter seus dados pessoais e bancários vazados no Brasil

Relatório recente aponta que o segmento financeiro foi um dos mais atingidos por ciberataques em 2024

Bastidores

[ BASTIDORES ] Morte de presidente demorou, mas saiu

Notícia falsa foi retirada do ar após três dias exposta em site do Executivo

Polícia

Preso por vender bebidas falsificadas lucrava R$ 20 mil por semana em Campo Grande 

Foram apreendidas 159 garrafas, além de uma BMW, relógios de luxo e uma motocicleta