Você percebeu que as curtias no e as vizualizações no stories diminuiram drásticamente sem nenhum motivo aparente? Situações como essas são bastante comuns e o fato de parecerem estranhas realmente tem fundamento. O motivo mais popular é o fenômeno chamado Shadow Ban, em inglês ‘banido para as sombras'. Pequenas infrações na rede social podem estar diminuindo o alcance do conteúdo que você gera, o que resulta também em menor interação.

Na prática, trata-se de um mecanismo que o Instagram aplica para bloquear desempenho das postagens de uma conta, mas de modo que esse impedimento não seja explícito. Praticamente, a plataforma faz isso de forma escondida, diminuindo o alcance de postagens do feed, comentários e de visualizações dos stories. Ninguém vê as suas publicações temporariamente, até que esse ban seja encerrado, como explica a social media Lyra Libero, do LyraTalks.

“O shadow ban é como se fosse uma espécie de ‘castigo' que a rede te coloca por cometer alguma infração. Em algumas hashtags que foram banidas da rede pois são problematicas. o exemplo delas é #SEXTOU que pro brasileiro quer dizer sextou e pra americano quer dizer ‘sex to you' e a política do instagram não permite nudez, conteúdos sexuais, etc. Então se você usa essa hashtag, é colocado em modo de shadowban”, exemplifica a gerente de mídias sociais. 

Problemas de engajamento

Os seguidores da conta conseguem visualizar esses conteúdos, no entanto, nunca como prioridade, aparecendo na linha do tempo, algo que o Instagram aplica normalmente. Já para outros usuários, em casos de perfis abertos, as publicações simplesmente são expostas. Se você publica algo e coloca uma localização, usuários que entrarem nos posts com a tag desse lugar não conseguem ver o conteúdo.

Nesses casos, a única maneira de visualizar a postagem é indo diretamente ao perfil que a publicou. Entretanto, não há nenhum tipo de exposição da publicação em feeds, já que é exatamente nisso que se foca o shadowban. Esse nome é utilizado porque não há um bloqueio explícito e oficial por parte da plataforma, no entanto, a publicação fica praticamente escondida nos feeds da linha do tempo, das hastags e das localizações.

“Antes de falar de shadow ban a gente tem que entender a dinâmica da rede social, o instagram. Por exemplo, não é porque vc tem 1000 seguidores que mil pessoas veem o que você posta. O instagram tem o algoritmo que só entrega pra uma parcela x de pessoas seu conteúdo. Vai depender do impacto da conta. Algumas contas tem 1 milhão de seguidores mas somente 1% recebem seus posts de forma orgânica, outras tem conta com 1000 seguidores que é melhor e mais engajada que conta maior. pq tem a ver com porcentagem de alcance (entrega)”, explica Lyra. 

A plataforma também nunca oficializou que realmente faz isso, mas usas orientações deixam claro que alguns comportamentos podem gerar o shadowban. O ideal é sempre estar atento à lista de hashtags proibidas e evitar usas muitas delas por postagem. A automação da conta ou compra de seguidores fantasmas também é motivo para que o Instagram coloque seu perfil no modo ‘Shadow Ban'. 

Como descobrir se seu perfil sofreu shadowban?

(Reprodução)

 

O shadowban é sorrateiro e chega sem avisos, por isso que é sempre complicado entender quando ele realmente é a situação do seu perfil. Muitas pessoas têm passado por essa dúvida por conta das recentes mudanças no algoritmo do Instagram ao longo dos últimos anos. Realmente, existe a tentativa de embarreirar impulsionamentos feitos por meio de hacks que não são proibidos.

Justamente o uso em excesso desses mecanismos fez com que o Instagram percebesse que, cada vez mais, perfis até mesmo pessoais têm usado essas estratégias. Cabe a cada um saber de que modo está fazendo o uso de determinadas hashtags e ferramentas paralelas voltadas para a gestão de contas na rede social.

Se a sua última, ou suas publicações recentes, têm recebido poucas interações, talvez você tenha sido temporariamente banido da exposição no Instagram. Há algumas técnicas que vão ajudá-lo a descobrir se isso realmente aconteceu, como o Shadowban Tester, plataforma da web que verifica as contas e o desempenho das suas publicações.

Para sair desses estado, o usuário pode tentar postar menos por um tempo, tirar a conta de varios celulares, mas não é garantia. Em alguns casos, a única opção para se livra do problema é começar uma nova conta. Na dúvida, siga as regras e use trafego pago pra bons resultados.

“Em alguns casos, mesmo após sair do shadowban, o instagram estraga o alcance orgânico e isso pode prejudicar até as campanhas de trafego pago. Recomenda-se abandonar esse perfil e criar outro do zero. Quanto mais gente compartilha e salva seu conteúdo, melhor ele irá performar. Curtida se tornou só vaidade”, finaliza a social media Lyra Libero.