Será que nosso cérebro é tão inteligente quanto pensamos ou pode agir como um “tolo” em algumas situações? Fato do dia: quando se trata de ilusão de ótica, ele fica perdidinho sem saber o que, de fato, assimilar. É o caso dessa imagem que está levantando o seguinte questionamento na Internet: afinal, é colorida ou preta e branca?

Se você der um passo para trás ou desfocar suavemente sua visão, você pode pensar que esta imagem é uma fotografia totalmente colorida de alguns alunos em uma sala de aula. No entanto, olhe um pouco mais fundo e você perceberá que é, na verdade, uma imagem em preto e branco. A “cor” que você vê se dá por um sutil entrecruzamento de linhas vermelhas, azuis, amarelas, laranja e verdes.

Então, por que nosso cérebro está sendo tão bobo? Criada pelo desenvolvedor de software e artista digital Øyvind Kolå, a imagem é uma ilusão de ótica conhecida como ilusão de ‘grade de assimilação de cores’.

“Uma grade colorida supersaturada sobreposta em uma imagem em tons de cinza faz com que as células em tons de cinza sejam percebidas como tendo cor”, explica Kolås. 

Isso acontece porque nosso cérebro comprime a informação visual quando olhamos para as coisas, dando uma impressão geral do que está lá, caso não tenhamos tempo de examinar os objetos de perto. Funciona basicamente como se fosse uma ferramenta de autocompletar.

Assim como outros exemplos de ilusão cromática, como o lendário vestido perto e azul ou do tênis rosa e branco, essas imagens exploram a forma como nossa percepção da cor é influenciada por cores adjacentes e intercaladas.  

Foto: Reprodução

 

Foto: Reprodução

 

Kolås também criou um pequeno vídeo usando a ilusão da grade de assimilação de cores em uma imagem em movimento, que demonstra o efeito de forma ainda mais brilhante. Veja:

 

A técnica também funciona com linhas retas e pontos, confira os exemplos abaixo:

Foto: Reprodução

 

Foto: Reprodução

 

Foto: Reprodução

 

E aí, qual cor você enxerga nessas fotos?