Pai do cinema, avô das novelas, influenciador de seriados em streamings, o teatro é a arte precursora quando o assunto é retratar o ser humano. Para contar histórias da prática dessa linguagem artística na capital, a atriz e diretora Andréa Freire idealizou a série “EVOÉ – Histórias do em ”, que estreia no próximo sábado (7), às 19h, pelo canal Marruá Arte e Cultura no Youtube.

A série “EVOÉ” é um manifesto da atriz e diretora à memória do teatro campo-grandense, abrindo a cortina para nomes importantes e acontecimentos expressivos da nossa história.

“Fui motivada pelos estudos e textos da Maria da Glória Sá Rosa, mais conhecida por professora Glorinha, a quem a série é dedicada. Ela foi incentivadora do teatro em nosso meio e formou um dos primeiros grupos da cidade, o TUC – Teatro Universitário de Campo Grande, no final da década de 1960”, conta Andréa.

Artista Hélio de Lima durante entrevista para o documentário
(Foto: Helton Perez)

Episódios

A série é composta por quatro episódios:

  1. De corpo e alma (primeiro);
  2. Coletivo e resistência (segundo);
  3. Em terras bovinas (terceiro)
  4. Para todos (quarto).

Cada qual com um foco abordando o contexto histórico de quem fez e faz, o quê, como, onde e para quem faz o teatro.

“É uma imersão no teatro campo-grandense. O primeiro episódio retrata o pensamento dos artistas e suas vivências. No segundo, o coletivo, o universo criativo e a subsistência dos grupos e a organização para contribuir para a construção da política pública para a área. Já o terceiro traz os primórdios, sua ligação embrionária com a educação, e os espaços e diferentes estilos de teatro que a cidade criou. Por fim, o último episódio destaca o público e o seu encontro com o teatro através dos festivais, mostras e eventos locais, nacionais e internacionais que aproximaram o cidadão da arte de representar”, explica Andréa.

A cada episódio, o público poderá conhecer um pouco da trajetória do teatro em Campo Grande através das vozes de mais de 35 artistas que foram entrevistados – diretores, atores, atrizes, cenógrafos, figurinistas, produtores, técnicos — de diferentes gerações e das mais variadas linhas artísticas, da pesquisa à criação. Depoimentos repletos de emoção e orgulho por fazer teatro.

“Resolvi compartilhar a riqueza humana da cidade através do teatro. Vamos falar do que é bom, sem esquecer dos percalços e da pandemia que, inclusive, não foi a razão dos fechamentos dos teatros da Capital. Aqui, os teatros já estavam parados há muito mais tempo, o que mostra o descompromisso dos governantes não só com os artistas, mas, com a sociedade”, pontua a artista em alusão ao Teatro Aracy Balabanian e ao Teatro do Paço, inativos há anos.

Com pesquisa, roteiro e direção-geral de Andréa Freire, a série conta com a participação de outros artistas talentosos da cidade, como Adrian Okumoto, (codireção), Marina Peralta (trilha sonora), Alqmiztah (produção musical), Ilker Ezaki (percussão), Rafael Mareco (direção de arte), Vaca Azul – Helton Perez e Hana Chavez (direção de fotografia e edição) e Marruá Arte e Cultura (produção).

O documentário foi contemplado com recurso emergencial da Lei Aldir Blanc (LAB), por meio do Morena Cultura e Cidadania, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), da Prefeitura Municipal de Campo Grande e da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Todos os episódios serão disponibilizados na plataforma até o dia 17 de agosto (terça-feira) e o público poderá acompanhar essas e outras informações sobre a série pelo perfil do Instagram e Facebook (@marrua.arte.cultura).

Serviço

Estreia da série “EVOÉ – Histórias do Teatro em Campo Grande”

Data: 7 de agosto (sábado)

Horário: às 19h

Local: YouTube – canal Marruá Arte e Cultura