O boom do Spotify nos últimos anos triplicou o alcance de grandes artistas nacionais, mas será que, de certa forma, essa explosão engoliu a disseminação da música regional na plataforma?
Curioso para saber como anda o desempenho dos principais nomes da música sul-mato-grossense no streaming de canções, o MidiaMAIS separou uma lista com artistas de relevância para o cenário musical do Estado e foi conferir os números conquistados. Dos mais tradicionais e antigos aos mais populares da atualidade; confira o levantamento:

Queridinho entre os jovens, o grupo Trinka, formado por Chicão Castro, Fábio Adames e o DJ Danilo Dan, tem 810 ouvintes mensais na plataforma. Entre as canções mais populares está “Deixe o Amor Fluir”, com mais de 170 mil players. Os números do top 5 do trio no Spotify variam entre 117 mil, 40 mil, 25 mil e 7 mil players.
Marina Peralta já ultrapassou as barreiras estaduais e supreende despontando com mais de 109 mil ouvintes mensais. No top 5, o single “Agradece” tem mais de 5 milhões de streams. “Ela encanta” conta com mais de 2 milhões e “Novo Canto” 1 milhão: um fenômeno.

Tradicional, o Grupo Acaba conta com 786 ouvintes mensais e os hits clássicos da música sul-mato-grossense de raiz alcançam de 4 a 12 mil players. “Sampri”, com as meninas do samba, tem 43 ouvintes mensais e os players no top 5 variam entre mil e 2 mil.
“Filho dos Livres”, também das antigas, mas que permanece atual, tem 1.176 ouvintes por mês e os números de players nas canções são bastante consideráveis. “Meu Carnaval” lidera a lista das populares, com quase 41 mil players, seguida por “Alguém como você é”, com 24 mil.

Bombado, o grupo “Canto da Terra” tem excelente alcance na plataforma, com 12.385 ouvintes mensais, e o hit “Soy el chamamé” conta com mais de 312 mil players. No restante da lista, demais canções populares variam entre 48 e 91 mil players.
Marlon Maciel, do chamamé de raiz, também não fica para trás, conquistando quase 6 mil ouvintes por mês e com 4 canções ultrapassando os 40 mil players. Atentendo a um público das antigas, que passa longe do streaming, Delinha acumula 2507 ouvintes mesnais. “Por Onde Andei” desponta entre as mais populares, com 143 mil players.

Tostão e Guarany somam 2.711 ouvintes por mês, e os players variam de 8 mil a 36 mil no top das mais populares. “Flor da Fronteira” e “Baile em Ponta Porã” são as mais ouvidas. O Bando do Velho Jack também tem o seu espaço com mais de 4500 ouvintes mensais fieis. O single “Palavras Erradas” conta com mais de 136 mil players e é o mais ouvido. As demais canções do top 5 variam entre 41 mil e 26 mil streams.
Dino Rocha surpreende com players generosos. “Gaivota Pantaneira” lidera as mais populares e também as mais ouvidas de seu perfil, com mais de 111 mil players. As demais canções da lista acumulam entre 42 e 68 mil players.
Conquistando seu espaço
Os dados, apesar de muito inferiores comparados a artistas nacionais e internacionais, são muito animadores e empolgantes para a música sul-mato-grossense. Artistas regionais buscam e conseguem seu espaço na plafatorma de músicas, conquistando uma boa quantidade de ouvintes mensais e números excelentes de players nas canções.
Quanto paga o Spotify?
De acordo com o MCT – Música, Copyright e Tecnologia, o Spotify geralmente paga entre US$0,003 e US$0,005 por transmissão, o que significa que um artista precisa ter cerca de 250 plays em cada música para ganhar quase um dólar.