Pessoas do mundo todo poderão acompanhar a superlua rosa que vai acontecer no anoitecer desta segunda-feira (26). Observadores terão a impressão de que o satélite natural da Terra estará até 5,5% maior e 11,3% mais brilhante. A superlua ocorre quando a Lua está na fase cheia e se encontra no ponto mais próximo da terra em sua órbita, fenômeno chamado de perigeu.

Apesar de o fenômeno ser chamado de superlua rosa (Super Pink Moon, em inglês), ela não apresentará uma cor diferente do que todo mundo já conhece. O nome tem origem nos Estados Unidos, onde tribos indígenas marcam a passagem do tempo pelas luas cheias.

Portanto, cada uma tinha um nome específico, e a de abril é ‘rosa’ porque surge na mesma época que as flores róseas Phlox Subulata, uma planta selvagem norte-americana.

Como assistir ao fenômeno

O melhor jeito de assistir a superlua rosa desta segunda-feira é se deslocar para qualquer lugar com vista para o horizonte e olhar para o céu na direção do nascente por volta das 18h, quando o Sol costuma se pôr.

Vale lembrar que é importante consultar qual o horário exato que o sol se põe na sua cidade. Em Campo Grande, por exemplo, é por volta de 17h18.

Isso porque o melhor horário é quando a Lua ainda está bem baixa, perto da linha do horizonte. Desta forma, o astro parecerá ainda maior na comparação com outros objetos, como árvores e prédios. Além disso, admiradores não vão precisar usar nenhum equipamento específico, uma vez que o fenômeno pode ser observado a olho nu.