MidiaMAIS

Receita de Waffle de liquidificador fácil de fazer em casa

Confira o passo a passo dessa receita belga que é mais simples do que você imagina

Carlos Yukio Publicado em 24/05/2021, às 07h49

(Reprodução, Pinterest)
(Reprodução, Pinterest)

Pense num café da manhã simples e gostoso. Um waffle tradicional vai muito bem para começar o dia! Essa massa belga, também chamada de gaufre belga, remonta à Idade Média e era servida nas Igrejas como hóstia. Atualmente os waffles são bem mais democráticos e podem facilmente ser preparados em casa, manualmente ou no liquidificador, na versão de waffle salgado ou waffle doce.

Fazer massa de waffle no liquidificador é bem prático para preparar um café da manhã caseiro que agrada a toda a família. Conheça esta receita de waffle de liquidificador passo a passo, que serve tanto para waffle salgado como para waffle doce, e delicie-se! Pode ser feito na máquina própia, no forno ou na frigideira!

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de trigo (140 gramas)
  • ¾ xícara de leite (180 mililitros)
  • 1 colher de sopa de açúcar (opcional)
  • 3 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 1 ovo médio
  • 1 colher de chá de fermento em pó (fermento tipo Royal)
  • 1 pitada de sal fino

Modo de Fazer

Pré-aqueça a máquina de waffle e bata no liquidificador o leite, a manteiga e o ovo até virar uma mistura homogênea. Dica: Opcionalmente você pode colocar para bater junto com estes ingredientes 1 colher de chá de essência de baunilha, assim seu waffle ficará mais saboroso!

Em seguida coloque os ingredientes secos: a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Bata novamente até obter uma massa lisinha. Dica: Não coloque o açúcar se estiver preparando esta massa de waffle caseira para servir waffles salgados. Confira mais detalhes no final desta receita.

Como fazer wafer na máquina? Unte bem a máquina de waffle e esquente. Verta uma porção da massa para waffle caseiro no centro da máquina já quente, feche a tampa e deixe até ficar pronto. Retire e repita com toda a massa de waffle fácil.

Como waffle na frigideira? Unte uma frigideira com um pouco de óleo e colocar uma concha da massa. Deixe até ficar consistente, depois vire e deixe por mais uns segundinhos.

Como fazer waffle no forno? Para fazer waffle no forno você precisa de uma forminha de waffle. Coloque a massa nela e leve ao forno a 180ºC por 15 minutos ou até dourar.

Sirva seus waffles de liquidificador quentes ou frios! Tradicionalmente eles são servidos com creme belga, mas existem muitas outras opções gostosas: fruta, leite condensado, geleia, mel, requeijão, calda de chocolate, manteiga, sorvete de baunilha... experimente e delicie-se!

Como fazer waffle salgado

Siga a receita de waffle de liquidificador mas não coloque açúcar na massa e aumente um pouco a quantidade de sal (1 colher de sobremesa rasa); Coloque a massa em um bowl e acrescente os ingredientes salgados que preferir na massa para waffles de liquidificador: queijo ralado, oréganos ou cebolinha picados, bacon picado, salaminho picado... experimente as diferentes combinações; Coloque a massa de waffle salgado na máquina de waffle e cozinhe até ficar pronta; Sirva seu waffle salgado com queijo ralado, presunto, requeijão ou outras opções ao seu gosto. Bom apetite!

Jornal Midiamax