O que você estava fazendo em 1996? Em vídeo considerado uma relíquia para recordar os bons momentos da juventude, cinco amigos gravaram como eram os rolezinhos no — o único existente na cidade até então — na época em que eram adolescentes, 25 anos atrás. Hoje adultos e seguindo caminhos totalmente opostos, o registro ainda tem o poder de conectá-los através da saudade.

A fonte no meio do shopping, a antiga Playland com fliperamas, carros clássicos e lojas que não existem mais, esse é o cenário que te transporta através do tempo para uma vida muito diferente do que conhecemos atualmente.

O vendedor Leandro Vieira dos Santos era um dos protagonistas do vídeo que tem circulado na Internet. Na época com 15 anos, aos 40, ele recorda os melhores momentos que viveu ao lado dos amigos.

“Naquela época éramos adolescentes, não tínhamos maldade em nada. Só queríamos ir para o Shopping curtir um pouco, comer umas casquinhas, jogar uns fliperamas e andar de kart”, relembra.

[Colocar ALT]
Fliperamas na Playland em 1996 (Foto: Reprodução/YouTube)

Além dele, outros jovens aparecem no vídeo: Alexandre, Luciano, Patrick e Edson, que fez a gravação. Leandro afirma que perdeu contato com todos eles desde que cresceram e cada um seguiu o seu caminho. O primeiro, por exemplo, virou pastor. Já Patrick é policial, enquanto Edson se mudou para o Japão.

O único com quem o vendedor ainda mantém contato é Luciano, seu irmão. Apesar da distância inevitável ocasionada pela vida adulta, todos eles compartilham momentos inesquecíveis, especialmente porque estudaram juntos na “Escola 26 de Agosto”.

Mas era aos fins de semana que a diversão realmente começava. Os adolescentes aproveitavam a dos estudos para passear juntos e a decisão era unânime: todos os cinco amigos gostavam de ir ao Shopping Campo Grande.

“Era muita palhaçada juntos, lembro do segurança de lá que nos pediu para não filmar bancos nem joalherias. Sempre, todo sábado ou domingo, íamos para o shopping fazer essas coisas”, afirma Leandro.

Passado VS presente

O vídeo mostra, de cara, várias diferenças entre o Shopping Campo Grande de 1996 e o de 2021. Além de ser usada uma clássica filmadora para a gravação — ao invés de um smartphone — a moda da época é bem diferente do que encontramos hoje em dia.

E quem não lembra da fonte gigante que tinha bem no meio do shopping, no 1º piso? Na época, o espaço era um verdadeiro luxo. O famoso kart também não existe mais e, apesar da Playland ter resistido ao tempo, sofreu várias mudanças ao longo dos 25 anos.

Na área externa do local, é possível ver a Afonso Pena tomada por um breu quase absoluto, uma vez que na época a principal avenida da cidade ainda não tinha a quantidade de prédios, bares e casas noturnas ao redor. Hoje, é um dos pontos mais iluminados da cidade.

Mas, na opinião de Leandro, não foi só isso que mudou. Pai de duas crianças, de 7 e 8 anos, ele confessa que não se sente seguro de deixar os filhos passearem sozinhos, já que a violência aumentou de um período para o outro.

“Sinto muita saudade daquela época, hoje infelizmente não podemos deixar nossos filhos sozinhos”, lamenta. Mesmo assim, Leandro eternizou no coração todas as experiências vividas durante a adolescência em Campo Grande.

“Gostávamos de andar de bicicleta à noite, jogávamos vôlei em frente de casa, queimada, andávamos de patins, essas coisas de adolescente. Algo que era legal na nossa turma era a união”, finaliza.

Confira o vídeo dos cinco amigos gravado em 1996: