Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Projeto Quilombo em Atividade inicia segunda etapa com capoeira e cursos gratuitos

Com a proposta de salvaguardar o patrimônio imaterial, memória e cultura afro do quilombo São João Batista, o projeto dará início a 2ª fase
Arquivo -

Com a proposta de salvaguardar o patrimônio imaterial, memória e cultura afro do quilombo São João Batista, o projeto “Quilombo em Atividade” dará início a sua segunda fase com: vivência em Capoeira Angola, curso para elaboração de projetos culturais e capacitação de professores para inserção da temática étnico-racial, afro-brasileira, no currículo escolar. Os cursos estão previstos para iniciarem a partir do dia 1º de março.

“Serão três atividades nesta segunda fase do projeto e, em seguida, o lançamento do site com as audiografias [fotos e áudios]: entrevistas, com narrativas de moradores do quilombo”, explicou a artista visual e uma das idealizadoras do projeto, Vanessa Bohn.

A construção do projeto “Quilombo em Atividade” também contou com a colaboração dos capoeiristas Rafael de Sá e Marcos Vinicius Campello Jr. Este último que é proponente do trabalho que foi contemplado com recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC/2019), da Sectur – Secretaria Municipal de Cultura e de .

Programação

 

Projeto Quilombo em Atividade inicia segunda etapa com capoeira e cursos gratuitos
(Divulgação, Farid Fahed)

Os interessados em participar dos cursos deverão preencher um formulário que será disponibilizado no Instagram (@quilomboematividade), por meio de um link na bio – com todas as informações e necessário. “Após as inscrições, faremos grupos no whatsapp com as coordenadas necessárias para darmos início as atividades. O formato online foi a escolha necessária neste processo de pandemia que estamos vivendo”, justifica Vanessa.

A vivência em capoeira angola está programada para 1º de março a 21 de abril (segundas e quartas-feiras), das 20h às 21h30, com o capoeirista Rafael de Sá, do Grupo Anunciando a Consciência Negra com os Meninos de Angola.

Já o curso de formação de professores “Cultura Afro-brasileira”, ficará a cargo do geógrafo e capoeirista, Marcos Vinicius Campello Jr, e será realizado de 6 a 27 de março, aos sábados, a partir das 9h. Enquanto o “Laboratório de Projetos” será executado pela produtora e artista visual, Vanessa Bohn, de 30 de março a 13 de abril (terças e quintas-feiras), das 20h às 22h.

“O curso de formação para professores tem o intuito de contribuir para a inserção da história e cultura afro-brasileiro na sala de aula, destinado à educadores da rede pública e privada, com foco nas leis n.º 11.645/2008 e 10.639/2003. Algo que na prática a gente sabe que não é efetivo no ambiente escolar, salvo algumas exceções. O que se vê, nos colégios, é o desenvolvimento da temática apenas no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. É URGENTE entendermos que a população afro-brasileira tem uma história traçada neste país, que precisa constar nos livros e no imaginário brasileiro. Esse é um passo fundamental no combate ao e na luta pelos direitos humanos”, argumenta ela.

Capoeira Angola e 2ª fase

A vivência em capoeira angola e o laboratório de projetos serão estendidos a outros Quilombos do Mato grosso do Sul que queiram participar desse fortalecimento de cultura. “O Quilombo São João Batista foi generoso conosco ao abrir às portas da comunidade para o projeto. Agora, queremos contribuir com a comunidade que é engajada pela igualdade de direitos, através de atividades que atendam demandas da comunidade “, explica Vanessa.

Inicialmente, a proposta era que todo o projeto fosse realizado de forma presencial. “A pandemia pegou todos de surpresa e com a gente não foi diferente. Tivemos alguns desafios, contudo, agora, pensamos em abrir as atividades para um público maior. A capacitação de professores, por exemplo, será ampliado também a mais profissionais da educação [educadores] e pessoas interessadas no assunto”.

A segunda fase do Quilombo em Atividade promete muito mais. “Entre o final de março e começo de abril, lançaremos o site com as audiografias da Comunidade São João Batista. A sobreposição poética de fotos e áudio resultarão em um resgate das narrativas, memórias e saberes deste povo que faz parte da história de Campo Grande, e valorizando o conhecimento através da história oral e do lugar de fala da comunidade. O projeto tem como foco documentar visando a preservação cultural e a democratização da história brasileira”, finaliza Vanessa Bohn.

Quilombo São João Batista

O quilombo é situado no bairro Pioneiros, região sul de Campo Grande. A história dessa comunidade passa a ser contada a partir da matriarca da família Anunciação e Bispo, Srª Maria Rosa Anunciação, mãe de 9 filhos, filha de negros escravizados originários da Bahia e Minas Gerais.

Ela que fez uma promessa ao santo, São João Batista, por conta de uma gestação complicada e, que após a graça concedida, passou a realizar a festa que virou tradição familiar. Celebração iniciada, em 1922, em e que passou a ser realizada em Campo Grande a partir de 1945. Ano que Maria Rosa veio com a família para a cidade em busca de uma vida melhor.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Estupidez de ditaduras’, avalia Zeca sobre polêmica com soldados da PM

Grito de guerra violento com recém-formados da PMMS não foi criado pela instituição, diz Governo

Miley Cyrus promete surpresa para os 20 anos de ‘Hannah Montana’

corumbá santa casa

Justiça mantém condenação de médico que cobrava de pacientes do SUS e humilhou mulher

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

martnalia posta foto seminua

Mart’nália posta foto seminua para homenagear Ney Matogrosso: ‘delícia’

Últimas Notícias

Brasil

Moraes diz que ‘organização miliciana’ age de forma ‘covarde e traiçoeira’ sob crivo dos EUA

Durante declaração, ministro fez referência direta a Eduardo Bolsonaro

Brasil

JBS fecha parceria com governo federal para contratar beneficiários do Bolsa Família

Através da rede de assistência social, candidatos aptos poderão participar de processo seletivo

Cotidiano

Cinco sul-mato-grossenses faturam R$ 20 mil em sorteio da Nota Premiada

O próximo sorteio acontecerá em 30 de agosto

Cotidiano

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Justiça diz que é responsabilidade do Consórcio prestar serviço adequado e mandou empresa bilionária pagar multa de R$ 10 mil