MidiaMAIS

'Mulheres Protagonistas' apresenta I Experimento Performático neste fim de semana

Apresentação será exibida nos dias 17 e 18 de abril

João Ramos Publicado em 16/04/2021, às 11h56

Projeto foi contemplado com incentivo da lei Aldir Blanc do Governo Federal e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Projeto foi contemplado com incentivo da lei Aldir Blanc do Governo Federal e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - (Divulgação)

Criado coletivamente por três atrizes em confinamento, o experimento traz dramaturgias biográficas das histórias pessoais de cada uma delas e de outras mulheres também. É um drama subjetivo que questiona o que é ser mulher, o que é estar na pele do feminino.

"A terra é o elemento necessário para plantar e colher, e também é o planeta que nos acolhe" é um dos argumentos que embasa a ideia. Patrícia Saravy veio de Curitiba, Paraná, para viver essa experiência juntamente de Estefânia Martins e Bárbara Albino.

O set dos ensaios e filmagem aconteceu na casa de Bárbara. No período de três semanas elas se reuniram e propuseram uma criação baseada em suas próprias memórias e em textos de escritoras como Angélica Freitas e Virginie Despentes.

O vídeo gravado e editado por Isadora Tiemi também tem três solos com gravações fora da casa para trazer conexão com algumas histórias reais de mulheres que viveram aqui na cidade de Campo Grande.

Estefânia Martins é produtora executiva do projeto idealizado para alcançar mulheres em situação de vulnerabilidade. No início a intenção era desenvolver duas oficinas, sendo uma de tingimento e outra de teatro.

Com o acirramento da pandemia a produtora resolveu cancelar a oficina de teatro que exigia muito contato físico e aproximação, e então as três atrizes se reuniram para escrever, ensaiar e filmar uma performance experimental em vídeo para ser apresentada nos dias 17 e 18 de Abril no YouTube.

O link da apresentação será informado pelas redes sociais das atrizes e do projeto no instagram: @projetomulheresprotagonistas.

Jornal Midiamax