Desde 2018, o Instituto Histórico e Geográfico de instituiu o projeto “O IHGMS vai aonde o povo está”. Concebida pela associada Iolete Moreira, a ação já distribuiu cerca de 2.000 livros na Praça Ari Coelho, em duas edições consecutivas. Com as restrições sanitárias impostas para o controle da pandemia, a realização acabou não acontecendo no ano de 2020.

Buscando manter o espírito de serviço, o IHGMS, este ano, tomou posse da proposta do Projeto da Remissão pela Leitura da Agência Estadual de Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul, instituído pela Portaria nº15 de 13 de abril de 2021, pelo qual os custodiados nos estabelecimentos penais poderão reduzir até 48 dias anuais de pena por meio de atividades de leitura.

Para fazer acontecer, o Instituto mobilizou seus associados e arrecadou 515 livros de literatura nacional e estrangeira doados à para compor o acervo.

Sentido educativo e humanitário

A sugestão para esta adaptação aos tempos de pandemia foi da associada Vera Tylde de Castro Pinto e acolhida pela Diretoria do IHGMS, por conta de seu sentido educativo e humanitário. Teve a participação ativa de Iolete Moreira, que mobilizou o corpo de associados para recolhimento das obras.

A entrega dos livros à Agepen acontecerá nesta sexta-feira, 23 de julho, às 14 horas, no Auditório Acyr Vaz Guimarães do IHGMS, localizado na Avenida Calógeras, número 3000, e seguirá todas as normas de segurança. Caberá à Agepen distribuir os exemplares aos presos e dar continuidade ao projeto de redução de pena por meio da leitura.