‘Prêmio Campo Grande ao Teatro’: Espetáculos teatrais serão disponibilizados on-line
A primeira edição do Prêmio Campo Grande ao Teatro selecionou nove espetáculos nas categorias “adulto”, “infantil” e “de rua” para a segunda fase do projeto, que contará com apresentação e gravação das produções, do dia 17 a 22 de janeiro, no Teatro Glauce Rocha. Devido à pandemia do novo coronavírus, o evento não será aberto […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A primeira edição do Prêmio Campo Grande ao Teatro selecionou nove espetáculos nas categorias “adulto”, “infantil” e “de rua” para a segunda fase do projeto, que contará com apresentação e gravação das produções, do dia 17 a 22 de janeiro, no Teatro Glauce Rocha. Devido à pandemia do novo coronavírus, o evento não será aberto ao público e as peças serão exibidas posteriormente pela internet.
Na categoria “adulto” foram selecionados os espetáculos “Eu me auto me apresento a mim mesmo a vocês”, de Luciano Risalde; “Cérebro Edgar”, da Teatral Falta Um; “O Diário de Madalena”, do Grupo Palco; “Uma moça da cidade”, do Grupo Ubu Artes Cênicas.
Na categoria “infantil” foram selecionados os espetáculos “A Fabulosa História do Guri-árvore”, da Cia Teatral Fulano Di Tal; “Co´ser- Teatro para Bebês”, da Urgente Cia e “O Sapo Encantado e Outras Histórias”, do Grupo Teatral Unicórnio;
Por fim, na categoria “espetáculo de rua” foram selecionados “Areotorare”, do Teatro Imaginário Maracangalha e “Espetáculo: Revolução”, do Teatral Grupo De Risco.
Inicialmente, as apresentações aconteceriam com a presença do público, mas devido às medidas de biossegurança, as produções serão gravadas e disponibilizadas gratuitamente no site da Sectur. Os artistas poderão utilizar a estrutura disponibilizada pelo Teatro Glauce Rocha e contarão com suporte de técnico de iluminação e técnico de áudio contratados pela organização do Festival para a montagem.
Os melhores espetáculos teatrais nas categorias “adulto”, “infantil” e “espetáculo de Rua” serão premiados com o valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) e um troféu. Também serão entregues troféus nas categorias “melhor ator”, “atriz”, “texto original”, “cenografia”, “figurino”, “iluminação (criação)”, “Melhor operação de Iluminação”, “Melhor sonoplastia (criação)” e “direção”.
Além disso, um júri popular formado por acadêmicos, artistas e professores das áreas artísticas escolherão os três melhores espetáculos, que receberão um troféu.
Homenagens
Em sua primeira edição, o Prêmio homenageia os artistas Emmanuel Marinho, Edilton Ramos e Bianca Machado. Ao longo dos anos, cada um deles desempenhou e desempenha um papel imprescindível para a construção da arte em Mato Grosso do Sul.
Emmanuel Marinho nasceu em Dourados, no interior do estado do Mato Grosso do Sul. Poeta, ator e educador brasileiro trouxe uma poesia fundamentada na simplicidade, que aborda temas universais, como o amor, terra, vida e desigualdade. Já o ator e diretor Edilton Ramos traz na bagagem décadas de trabalho nos palcos sul-mato-grossenses. Iniciou na atuação, ainda na década de 1970 e precisou lutar contra a censura para ter voz.
Para completar o trio, a atriz Bianca Machado atua desde 1975 em Mato Grosso do Sul. É fundadora e diretora da Cia. de Teatro Maria Mole há 24 anos. Produtora de eventos está por trás do famoso Bloco dos Palhaços, de Corumbá. Atualmente é ativista cultural, conselheira do Município de Corumbá e coordenadora do Fórum de Cultura do MS.
De acordo com o idealizador do prêmio, o ator e diretor Espedito Di Montebranco, a proposta é reconhecer em vida os artistas que foram importantes para a construção da cultura sul-mato-grossense. “Além de mostrar a produção em Campo Grande, o prêmio também foi criado para possibilitar o reconhecimento a esses artistas. A cada ano nós vamos fazer o reconhecimento de três pessoas em vida e não em morte, com o objetivo de valorizar, unir e agregar a classe artística”, pontua Di Montebranco.
Para acessar o edital completo, acesse o endereço: https://www.facebook.com/premiocampograndeaoteatro
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
BBB 25: Joselma e Guilherme são colocados para dormirem fora da casa: ‘Maldade’
Após o Jogo da Discórdia, Joselma e Guilherme foram escolhidos para dormirem do lado de fora da casa; saiba detalhes da consequência
Confira a escala médica de UPAs e CRSs de Campo Grande nesta quarta-feira
Escala indica a atuação de mais de 60 profissionais ao longo do dia
Polícia apreende veículos de estelionatário envolvido em golpes milionários
Criminoso fez reforma de luxo em casa e comprou cinco veículos
Precisa de emprego? Confira as vagas disponíveis na Funsat nesta quarta-feira
São 1,8 mil oportunidades abertas em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.