Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Polêmica: campo-grandenses amam comer comida com banana; será que faz mal?

Especialista esclarece se o costume de comer comida com banana pode ou não desregular o funcionamento intestinal e do estômago
Arquivo -
Ovo frito
Ovo frito

Frita, da terra, nanica… com farofa, feijão ou ovo frito. Para os leitores do Jornal Midiamax, banana é boa com tudo e o alimento é quase indispensável como acompanhamento nas principais refeições tradicionais do dia a dia. Motivo de polêmica na internet, a preferência pela fruta no prato de comida é questionada e não agrada todo mundo.

Muitos sentem nojo só de pensar na combinação e afirmam não gostar de sentir nem o aroma da banana junto com o feijão, por exemplo. Enquanto outros dizem não conseguir fazer uma refeição sem a doce e calórica fruta.

Diante do debate, o MidiaMAIS lançou uma enquete no Clube de Receitas do Midiamax e 326 leitores responderam à pergunta: “Você é do time que coloca banana na comida para acompanhar ou prefere não misturar?”. A resposta “Banana na comida” obteve 269 votos, enquanto “Prefiro não misturar” ganhou apenas 57.

O resultado representa não só os campo-grandenses e sul-mato-grossenses, mas o Brasil de forma geral. É hábito nacional acrescentar uma bananinha numa pratada de arroz e feijão, ao lado de vários alimentos pesados no almoço e na janta. Mas, será que esse costume pode trazer algum prejuízo ou desequilíbrio para quem ingere? Ou ainda, será que faz mal ou engorda?

Banana é queridinha dos sul-mato-grossenses (Foto: Reprodução, Twitter)
Banana é queridinha dos sul-mato-grossenses (Foto: Reprodução, Twitter)

De acordo com Tássia Lima, nutricionista clínica e esportiva de (CRN3 – 50567), uma banana junto com o almoço ou com jantar, não vai fazer ninguém engordar.

“A banana é sim um alimento rico em carboidrato, vitaminas e minerais, como potássio e magnésio, e fibras também. Tudo depende da composição do seu prato e das quantidades que se consome. Quanto mais variada é uma refeição, contendo verduras, legumes e algumas frutas, mais nutritiva ela é”, explica a profissional ao MidiaMAIS.

“Lembrando que seu consumo deve ser de maneira equilibrada e não de forma excessiva. Para quem não tem hábito de consumir frutas no dia a dia, é uma boa opção começar inserir dessa forma junto com alguma refeição, até conseguir se habituar a consumir frutas em outros horários”, orienta a nutricionista.

Combinação perfeita

Segundo Tássia, a banana não irá desregular o funcionamento intestinal ou do estômago. A nutricionista ainda ensina como equilibrar o prato usando a banana como acompanhamento sem nenhum peso na consciência.

“É uma fruta bem nutritiva e, por ter carboidrato e fibras, traz bastante saciedade. Uma opção para uma refeição mais equilibrada é diminuir a quantidade do arroz, ou macarrão no prato — que também são fontes de carboidratos — e inserir a banana, ou ainda consumi-la como após a refeição”, aconselha a nutricionista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Arremesso de drogas com drones para a Máxima tem perseguição, tiros e dois presos em Campo Grande

PRF apreende 703 Kg de maconha na BR-163

Pagamentos digitais no Brasil 2025

Defesa de Bolsonaro indica nove advogados para julgamento no STF

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

Adolescente é atendida em UPA com corpo incendiado

Últimas Notícias

Polícia

Conselho tutelar acompanhava família de Emanuelly desde 2020 com alerta de maus-tratos

Emanuelly tinha passado pela última vez pelo Conselho em maio deste ano

Bastidores

[ BASTIDORES ] Agosto Lilás termina com ato simbólico e prenúncio de debandada

Câmara aprovas homenagem a advogados que atuaram em casos polêmicos e de grande repercussão nacional

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Vereadores brasileiros ganham até 12 vezes mais que parlamentares de Nova York

Índice de Disparidade Salarial registrou índice de 12,6 em Rio Branco (AC)

Polícia

Autópsia revela morte violenta e mão decepada em corpo achado em tambor no Paraguai

A causa provável é asfixia por sufocamento, já que a cabeça estava coberta com fita adesiva