O ensino em sala de aula precisa estar atualizado para promover melhorias aos estudantes. Por isso, o grupo Conectivo Corpomancia lançou a oficina O Corpo em Jogo, ferramenta para potencializar o aprendizado no ambiente escolar em . Aulas são gratuitas e destinadas aos educadores da rede municipal que buscam maneiras criativas de ensinar. As inscrições estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.

Entre os meses de março e início de abril, os educadores terão contato com o jogo do Corpomancia. Com objetivo de unir a ao universe educacional, atividade proporciona novas descobertas ao corpo e habilidades artísticas. A partir disso, os alunos das escolas também vão perceber melhorias nas outras áreas de conhecimento.

“Nós vamos apresentar o jogo, mostrar como funciona, jogar e nos aprofundar nele, que é uma ferramenta com o propósito de potencializar o ensino dentro da sala de aula.”, comenta Paula Bueno, dançarina que também criou o método.

Cronograma das aulas

A oficina O Corpo em Jogo será totalmente online e gratuita, com carga horária de 20 horas. Haverá duas turmas com limite de participantes, uma com aulas às quartas-feiras de março (dias 3, 10, 17, 24 e 31) e outra com aulas às quintas-feiras de março (dias 4, 11, 18 e 25) e primeira quinta-feira de abril (dia 1º). Oficina será a partir das 18h30.

Caso sobrem vagas, oficina será aberta para demais interessados. Também será realizada roda de conversa presencial ao término do curso, no dia 3 de abril das 14h às 18h. O encontro será na e obedecerá às normas de biossegurança estabelecidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Endereço: Rua Visconde de Taunay, 203 – esquina com Avenida Afonso Pena –, no bairro Amambaí.

Como funciona o jogo

Oficina ensina como utilizar a dança para benefícios na sala de aula
Jogo de tabuleiro valoriza o movimento do corpo (Foto: Divulgação/ Vaca Azul)

O jogo Corpomancia é um percurso de tabuleiro, onde participa de duas a quatro pessoas ou times de jogadores, que devem sortear dados para se mover através das casas e realizar os desafios propostos. O número sorteado é o mesmo número de partes do corpo que vão guiar o movimento do jogador durante sua rodada. Ele foi criado durante a graduação da de design de Paula.

Quem tiver interesse em conhecer o jogo e não puder participar da oficina pode acessar o site para ler as regras e baixar gratuitamente o tabuleiro.