Você já imaginou como seria morar em todos os lugares e ter o céu como o próprio teto? Para muitos parece uma loucura, mas é uma das maiores aventuras de Guilherme Gonçalves. O aposentado, de Campo Grande, largou sua casa para viver em um charmoso motorhome e ter a chance de conhecer o país sob quatro rodas.

Várias palavras poderiam definir essa experiência, mas a maior delas é a liberdade. Sem lugar fixo, itinerários ou agenda, o maior guia de Guilherme é a sua paixão pela estrada. Ele contou ao Midiamax que ter um motorhome é um sonho que surgiu na infância, quando visitava exposições de carro e se encantava pelos famosos trailers funcionais.

Mas foi na aposentadoria que comprou o veículo, há 6 anos. “Desde 2015 eu consegui realizar esse sonho, fiz algumas viagens. Estava morando em na época, então eu fiz algumas viagens para o e já fui até Natal. A vantagem do motorhome é essa, você não vai exclusivamente só naquele lugar, você vai passeando em todos os outros lugares. Pressa para quê? Eu tô em casa”, diz.

E seu carro…ou melhor, casa, tem uma característica ainda mais especial. Isso é uma Kombi Safari, único modelo fabricado no Brasil em parceria da Volkswagen com a Karmann Ghia. Ele é tão raro que logo logo se torna uma relíquia. No Brasil, existem apenas cerca 350 modelos em circulação, e o de Guilherme é um deles.

O trailer de Guilherme é do modelo Kombi Safari, quase uma relíquia no Brasil (Foto: Arquivo Pessoal)

 

E prestes a completar dois anos desde que decidiu morar em um trailer, Guilherme recorda os momentos memoráveis que viveu ao lado do fiel companheiro. E não foi apenas ele que aproveitou. O filho, que na época tinha 9 anos, e o cachorro também curtiram muito uma que fizeram para Salvador.

E os destinos não param, já que o motorhome fez história em vários Estados brasileiros até agora: Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba e Alagoas.

Cachorros passeiam dentro do trailer de Guilherme 

 

Nova vida

Sair de uma residência convencional para um veículo é uma baita mudança, mas o aposentado ainda explica que tem sido um processo de autoconhecimento. Isso porque, para viver em um motorhome, é preciso se desvencilhar de muitas coisas para priorizar o essencial. Uma vida minimalista, sim, só que bem mais fácil.

“Tem algumas desvantagens, mas nada que a gente não se adapte. Por exemplo, você tem que mudar alguns padrões de comportamento, como não ter estoque muito grande de comida, o banho não pode ser muito demorado, precisa usar roupas que não amassem muito e sequem rápido. Então você tem que mudar a maneira como enxerga as coisas”, conta Guilherme.

Agora, o plano é viajar para o sul do país no próximo verão e, quem sabe, investir numa viagem internacional mais para frente. É impossível prever o futuro, mas Guilherme tem a expetativa de viver cada momento dentro do seu trailer, criando e coletando histórias por onde vai. Afinal, ele já encontrou o seu lar.

O teto de Guilherme é o próprio céu (Foto: Reproduçã/Instagram)