Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Novas pesquisas reforçam indícios de ‘civilização perdida’ na fronteira de MS

Cientista retoma estudos sobre existência de descendentes de celtas na região de Cerro Corá, parque histórico de Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã
Arquivo -
Fotos recentes apontam vestígios de cidade que teria existido há 5 mil anos
Fotos recentes apontam vestígios de cidade que teria existido há 5 mil anos

O pesquisador Jackson Weaver, filho do americano Joe Weaver que viveu no e continua seguindo os rastros do pai, afirma que está perto de provar a existência de uma ‘civilização perdida’. Segundo ele, existiu uma cidade encravada na região de Cerro Corá, em Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.

A área onde está localizado o parque em homenagem à Guerra do Paraguai e onde o general Solano Lopez tombou com seus soldados após cerco feito por tropas da Tríplice Aliança, guarda resquício de que o local teria sido habitado por descendentes do povo Celta. “Tenho um material bem consistente de que existia uma outra civilização por aqui”, afirma Weaver ao Midiamax.

De acordo com o pesquisador, os estudos foram iniciados em 2013 e, apesar das autoridades paraguaias não demonstrarem interesse pelo assunto, os levantamentos foram retomados. “Não tenho dúvidas que essa com certeza é uma fantástica descoberta que pode mudar o rumo de história paraguaia e também da América do Sul”, acredita o cientista.

“Eu estou cada vez mais convencido, principalmente depois de outra série de fotos aéreas mais recentes e também a partir de novas inscrições que encontramos, que nesta região existia sim uma civilização perdida”, justifica Jackson Weaver — que já foi chamado de Indiana Jones da Fronteira, em virtude do seu interesse pelos vestígios de uma cidade que pode ter existido há mais de 5 mil anos em Cerro Corá.

Pesquisador busca apoio para decifrar registrados encontrados em paredes, que podem ser obra de descendentes do povo Celta (Foto: Jackson Weaver)

 

Com a retomada dos levantamentos, arcados com recursos próprios e a ajuda de alguns entusiastas, o pesquisador espera conseguir o apoio de geólogos e arqueólogos para conseguir provar a existência da sua tese sobre o povo Celta que teria habitado o Paraguai há milhares de anos, bem antes da Guerra.

“Espero em breve realizar uma investigação mais profunda sobre essas ruínas e o que elas representam para a história da humanidade”, ponderou o pesquisador. Segundo ele, os vestígios já encontrados são suficientes para transformar a fronteira em um cenário de prosperidade, fomentada pelo seu próprio potencial turístico, sem a dependência do narcotráfico e de organizações criminosas.

Jackson Weaver acredita que civilização estava encravada onde atualmente existe o Parque Cerro Corá, em homenagem à Guerra do Paraguai (Arquivo pessoal)

 

 

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano