O pesquisador Jackson Weaver, filho do americano Joe Weaver que viveu no e continua seguindo os rastros do pai, afirma que está perto de provar a existência de uma ‘civilização perdida'. Segundo ele, existiu uma cidade encravada na região de Cerro Corá, em Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.

A área onde está localizado o parque em homenagem à Guerra do Paraguai e onde o general Solano Lopez tombou com seus soldados após cerco feito por tropas da Tríplice Aliança, guarda resquício de que o local teria sido habitado por descendentes do povo Celta. “Tenho um material bem consistente de que existia uma outra civilização por aqui”, afirma Weaver ao Midiamax.

De acordo com o pesquisador, os estudos foram iniciados em 2013 e, apesar das autoridades paraguaias não demonstrarem interesse pelo assunto, os levantamentos foram retomados. “Não tenho dúvidas que essa com certeza é uma fantástica descoberta que pode mudar o rumo de história paraguaia e também da América do Sul”, acredita o cientista.

“Eu estou cada vez mais convencido, principalmente depois de outra série de fotos aéreas mais recentes e também a partir de novas inscrições que encontramos, que nesta região existia sim uma civilização perdida”, justifica Jackson Weaver — que já foi chamado de Indiana Jones da Fronteira, em virtude do seu interesse pelos vestígios de uma cidade que pode ter existido há mais de 5 mil anos em Cerro Corá.

Pesquisador busca apoio para decifrar registrados encontrados em paredes, que podem ser obra de descendentes do povo Celta (Foto: Jackson Weaver)

 

Com a retomada dos levantamentos, arcados com recursos próprios e a ajuda de alguns entusiastas, o pesquisador espera conseguir o apoio de geólogos e arqueólogos para conseguir provar a existência da sua tese sobre o povo Celta que teria habitado o Paraguai há milhares de anos, bem antes da Guerra.

“Espero em breve realizar uma investigação mais profunda sobre essas ruínas e o que elas representam para a história da humanidade”, ponderou o pesquisador. Segundo ele, os vestígios já encontrados são suficientes para transformar a fronteira em um cenário de prosperidade, fomentada pelo seu próprio potencial turístico, sem a dependência do narcotráfico e de organizações criminosas.

Jackson Weaver acredita que civilização estava encravada onde atualmente existe o Parque Cerro Corá, em homenagem à Guerra do Paraguai (Arquivo pessoal)