Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

No Mês do Orgulho, campo-grandense lança single sobre liberdade no amor

"Quando o amor encontra o Orgulho" foi escolhida pela representatividade do mês do orgulho LGBTQIA+ e tem lançamento nessa sexta-feira (11)
Arquivo -

O músico campo-grandense João Rosa lança nesta sexta-feira (11) o single “Quando o amor encontra o Orgulho”. O single é o último lançamento de um projeto de 4 músicas que teve como primeiro lançamento a música “Amar Sem Sentir Culpa”. Segundo o cantor de 24 anos, a proposta do projeto é retratar a sua vivência como LGBTQIA+, em um projeto de pagode e samba.

Em comemoração a liberdade no amor e ao mês de Junho que celebra o orgulho LGBTQIA+, “Quando amor encontra o Orgulho” transborda a sensibilidade dos casais serem exatamente quem eles são. Essa música transmite justamente esse sentimento de união entre amor e orgulho e celebra a importância de celebrar a nossa existência em tempos tão difíceis de maneira leve e singela”, explica.

“Em um momento tão difícil do nosso país, onde o ódio ocupa tantos espaços, acho que nós, artistas LGBTQIA+, tem que ocupar o máximo de espaços possíveis, com nossas vivências, o nosso amor, o nosso orgulho, e o Junho LGBT+ serve pra dar visibilidade pra gente nesse sentido. No meu caso dentro do pagode e do samba, mas acho que em todos os espaços possíveis.” relata João Rosa.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por João Rosa (@joaorosamusica)

 

Poc e pagodeiro, João Rosa compõe suas as próprias músicas. Para ele, reunir a vivência de um LGBT+ nas letras de pagode e samba trata-se de expressar sua identidade: “eu me sinto mais confortável em desenvolver meu trabalho dentro desse universo, porque acho que o samba e o pagode são os estilos que eu mais escuto e tenho mais referência. No entanto, como a nossa vivência é pouco abordada, isso abre espaço para as LGBTs que, como eu, sempre amaram o estilo, mas não se sentiam representadas nas letras das canções.

“O relacionamento LGBT é como qualquer outro: tem desentendimentos, inseguranças, carinho e amor. E a ideia é justamente abordar essas questões nas minhas músicas, mostrando as dores e as delícias de ser LGBT+ de diferentes formas”, aponta o cantor.

O talento musical vem de família, afinal, o pagodeiro é irmão do Karan Cavallero, um dos integrantes da banda Atitude 67, do grande sucesso “Cerveja de Garrafa”. João Rosa, que aprendeu a tocar cavaquinho aos 14 anos, conta que desde cedo já respirava música, com os ensaios que aconteciam na garagem de sua casa.

O pagodeiro é campo-grandense e com 16 anos já se apresentava nas casas de shows da cidade. Mas sua carreira foi interrompida após se mudar para São Paulo, onde estudou Ciências Sociais e onde, hoje, faz mestrado em sociologia. O retorno ao cenário musical surgiu no fim de 2019, quando o artista integrou uma roda de samba aberta e inclusiva voltado às LGBTS. Com a quarentena, ele retornou à sua cidade natal, onde teve a ideia de apostar na carreira artística.

Seus primeiros singles “Amar Sem Sentir Culpa” e “Tô Correndo de Briga”, e “Tô torcendo para ser Dengue” somados, já contam com mais de 70 mil streams no Spotify e mais de 50 mil visualizações no Youtube. Ambos exaltam a diversidade, trazendo o afeto LGBT, suas dores e sua vivência. ‘Poc pagodeira’, como se define nas redes sociais, João Rosa divulga seu trabalho e também canta músicas do universo LGBT em ritmo de pagode. Confira o completo abaixo: 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Idoso morre após cair da cama e passar por cirurgia em Campo Grande

Ministério anuncia R$ 2 milhões para levar água à indígenas em Dourados

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Como usar o ChatGPT e a inteligência artificial para analisar dados e apostar com mais estratégia

Últimas Notícias

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Esportes

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Com o empate, o Cruzeiro segue na liderança do Brasileirão com 34 pontos

Polícia

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

Operação aconteceu em Pedro Juan Caballero, próximo a Ponta Porã

Política

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

No pedido, os deputados argumentam que as restrições judiciais aplicadas ao ex-presidente são "severas e desproporcionais"