MidiaMAIS

'Não vivo sem': Desde quando virou modinha ser viciado em café?

Sensação entre os mais novos, para eles, apreciar o grão é quase um 'status'

João Ramos Publicado em 14/04/2021, às 08h50

Em busca de likes, muitos rasgam seu amor por café na internet
Em busca de likes, muitos rasgam seu amor por café na internet - (Reprodução)

Antes bedida dos velhos, o café agora é moda entre os jovens também. Quer dizer, agora não, já tem um tempo que os mais novos se gabam nas redes sociais e em qualquer lugar por serem "viciados" na bebida.

Virou status declarar ao mundo o vício em café. Parece que quem faz isso se sente mais adulto e menos infantil pelo 'gosto aprimorado'.

Para o estudante de nutrição, Daniel Silva, de 23 anos, a bebida é indispensável em qualquer hora do dia. "Ah, sei lá. Café é bom demais. É amargo, e deixa a gente elétrico, energizado pra fazer qualquer coisa, não vivo sem", disse ao Jornal Midiamax.

"Conheço bastante gente nova que gosta também. Acho que isso veio desses tempos mais corridos, né? Com a tecnologia disponível, a gente precisa se desdobrar muito mais no dia a dia. Controlar sono, ansiedade... acho que principalmente pra se manter ligadão no trabalho, na faculdade, na escola, que a galera mais jovem começou a ser fã [da bebida]", argumenta o estudante de nutrição.

Pau pra toda obra, o café está presente na vida das pessoas em casa, na rua, no trabalho... em qualquer lugar. É figura condutora de encontros, companhia das pausas no trabalho, jeito de começar ou terminar o dia.

Viciada, a atendente de telemarketing Nívia Santos, 28, carrega uma garrafinha com a bebida todos os dias quando vai para o serviço. "Eu gosto demais, e não é em todo lugar que a gente acha um café gostoso. Tem café muito ralo, muito doce, e eu só gosto do meu, que, modéstia parte, é o melhor que existe", declarou à reportagem.

O excesso da bebida, como o excesso de qualquer outra coisa, pode ser prejudicial. Desde manchas nos dentes a problemas de saúde. Mas os amantes do "pretinho", pouco se importam com as recomendações. "Nem ligo, tô tomando mesmo", disse a atendente de telemarketing.

E para não deixar em branco a data que celebra a bebida no mundo inteiro (14/04), o MidiaMAIS listou algumas curiosidades envolvendo o grão.

  1. O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água.
  2. O Brasil é o maior exportador do grão no mundo.
  3. No Japão ele é servido gelado.
  4. Na França, misturado com chicória.
  5. No Oriente Médio é servido com cardamomo e especiarias.
  6. Na África com sal e manteiga.
  7. Na Itália pode ter tiras de limão.
  8. Brasil é o país que mais consome o cafézinho, uma paixão nacional.
Jornal Midiamax