No mês de outubro, o completa 70 anos expondo um vasto acervo etnográfico, com peças de povos indígenas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e da Amazônia, além de coleções da história natural, por meio de acervo de entomologia (insetos), malacologia (conchas) e da grande zoologia, com peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos, e, ainda, coleções de fósseis e de minerais.

Para celebrar as sete décadas, a Católica Dom Bosco (UCDB), responsável pelo local, realizará uma extensa programação denominada “Um Senhor Museu”, começando por apresentar com exclusividade o selo comemorativo, que será comercializado nos Correios.

“É uma satisfação imensa poder celebrar os 70 anos do Museu e saber que toda essa riqueza histórica é fruto da vontade que brotou no coração do padre Félix Zavattaro em materializar e preservar as culturas dos povos indígenas, com os quais os salesianos trabalhavam. O selo vai eternizar esse momento histórico para a sociedade. É um acervo maravilhoso, incalculável, de um valor que realmente a gente não faz ideia”, destaca Pe. José Marinoni, Reitor da UCDB.

Foi no dia 27 de outubro de 1951, com a inauguração do Museu Regional Dom Bosco, localizado no Colégio Dom Bosco, que o projeto de Félix ganhou forma, mas boa parte da população só foi conhecer o Museu quando ele passou a funcionar em frente à Praça do Rádio Clube, no campus 2 da UCDB, sendo bastante conhecido como Museu do Índio. Desde agosto de 2009, por meio de um convênio com o Governo do Estado, o acervo foi levado para o Parque das Nações Indígenas, surgindo o Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB).

Ao longo desse período, pelo menos 500 mil pessoas já passaram pelo local, contando com figuras ilustres do Brasil e do exterior. E pensando nisso, outra parte das comemorações dos 70 anos do Museu é reunir fotografias desses visitantes, retratando a sua história com o Museu das Culturas Dom Bosco, para expor em diversos locais de Campo Grande. As imagens podem ser enviadas pelo e-mail info@mcdb.org.br.

Primavera e Mostra

As atividades da 15ª Primavera de Museus, de 20 a 24 de setembro, também integrarão as comemorações dos 70 anos do Museu, com palestras e visitas mediadas.

Uma mostra do acervo do Museu das Culturas Dom Bosco, denominada “70 anos do Museu”, será exposta a partir do dia 20 de setembro, no primeiro piso do Pátio Central Shopping, dando a oportunidade às pessoas que passarem pelo local de conhecerem um pouquinho da história dos povos indígenas e de verem animais taxidermizados de Mato Grosso do Sul. A exposição deve permanecer no local até o dia 2 de outubro.