Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Mudas são plantadas no Parque dos Poderes após incêndio e podem levar 10 anos para recompor paisagem

No ato simbólico do início do plantio, nesta terça-feira (21), apenas mudas de ipês branco, amarelo e roxo foram plantadas
Arquivo -
Apenas mudas de ipês inauguraram o reflorestamento nesta terça
Apenas mudas de ipês inauguraram o reflorestamento nesta terça

O começou a ser reflorestado depois do incêndio de proporções assustadoras que destruiu cerca de 5 hectares da vegetação do local. 500 mudas foram doadas pela concessionária Águas Guariroba, mas, segundo Daniel Escobar, prefeito do Parque, há a estimativa de plantar pelo menos 1500 mudas.

“A gente tá só esperando a mudança do clima, as chuvas chegarem e já começaremos o plantio”, esclareceu Escobar. De acordo com o prefeito, a administração está trabalhando na prevenção de um possível acidente com proporções parecidas. “Pra gente poder se preparar, evitar, com um sistema de irrigação que possamos ligar e combater o fogo”, contou.

No ato simbólico do início do plantio, nesta terça-feira (21), apenas mudas de ipês branco, amarelo e roxo foram plantadas em uma das áreas queimadas, a fim de dar início ao processo de reflorestamento.

“Na realidade, aqui é um plano de médio a longo prazo, então a gente está se comprometendo a doar essas mudas para a prefeitura do parque dos Poderes. No nosso viveiro temos diversas mudas nativas do cerrado, são mais de 30 espécies, e aí serão elas que serão plantadas, as mesmas que estavam aqui e foram destruídas pelo fogo”, explicou Fernando Garayo, gerente de meio ambiente e qualidade da Águas Guariroba.

Prefeito do Parque dos Poderes plantando muda (Foto: Marcos Ermínio)

Apesar do esforço e da grande quantidade de mudas a serem cultivadas, ainda vai demorar um bom tempo para que o Parque consiga recompor a paisagem. “Olha, uma árvore, para atingir o porte adulto, depende muito da espécie, mas estamos falando de pelo menos algo em torno de 8 a 10 anos. Realmente, é um processo muito longo. É a natureza, ela tem esse tempo”, disse Garayo ao Jornal Midiamax.

Uma das áreas mais atingidas pelo incêndio foi a da Acadepol, já que o fogo criminoso começou atrás do prédio da delegacia. “Área considerável, temos uma preocupação grande com isso aqui, ficamos muito tristes e chateados com tudo que aconteceu”, afirmou o Roberto Gurgel, diretor da de Polícia.

“Para nós, é a retomada. Ver a nossa casa voltando a ter a vegetação que sempre foi peculiar é, não só para os policiais civis, mas para todo o Parque, um alento”, finalizou Gurgel, comentando a respeito do plantio de mudas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Manifestação em defesa da soberania brasileira mobiliza pessoas no centro da Capital

Exposição de flores em Dourados oferece espécies ornamentais e frutíferas até domingo

guia de bolso turístico

Com Corredor Bioceânico, Campo Grande vai lançar guia turístico ‘de bolso’ no celular

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Dourados realiza nova captação de órgãos no Hospital da Vida para transplantes em MS

Últimas Notícias

Polícia

Jovem morre ao tentar passar por vão de porta e ser esmagado em Ribas do Rio Pardo

A vítima foi encontrada já sem vida na manhã deste sábado

Polícia

‘Vou cortar sua cabeça’: marido vê troca de mensagens, ameaça esposa e é preso em MS

Além das ameaças, a mulher teve roupas e calçados queimados pelo homem

Cotidiano

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Lavouras de trigo que estão em fases reprodutivas, como a floração e o enchimento de grãos, enfrentam restrição hídrica devido à escassez de chuvas

Cotidiano

Bioparque Pantanal realiza exposição de orquídeas neste sábado

Especialistas estarão à disposição para fornecer dicas de cultivo e informações sobre as características de cada espécie