No começo da pandemia em 2020, o motoboy Fernando Albuquerque de Sá montou um grupo no WhatsApp chamado “Entregadores CG67” para os trabalhadores da categoria em Campo Grande, fazendo adesivos e panfletos e distribuindo nos comércios da Capital.
“Todos os dias me pediam indicações de motoboys e eu enviava um do grupo, aí o grupo foi crescendo e eu não esperava que cresceria tanto. Hoje em dia não estávamos mais dando conta, pois o serviço era manual. Foi aí que resolvemos fazer um app para atender melhor e mais rápido nossos clientes”, relata ao Jornal Midiamax o representante da iniciativa.
O objetivo do aplicativo, segundo Fernando, é ajudar os dois lados: o comerciante a ter um motoboy para uma entrega com agilidade e segurança e o motoboy a ter ótimos ganhos sem ser explorado por aplicativos de outros estados e países.
Na primeira semana de funcionamento, em 4 dias, a plataforma já contava com 100 comerciantes cadastrados. No grupo, são 200 motoboys e mais de 100 já registrados no aplicativo. “Aos poucos, estamos cadastrando o restante da turma, pois pegamos todos os dados pessoais para o app ser mais seguro”, garante Fernando.
Como funciona?
O aplicativo é muito simples de ser usado. É como se fosse pedir um Uber, mas no lugar do carro e passageiro, chega um motoboy para levar uma encomenda. A solicitação é enviada para o entregador mais próximo da coleta para que o trabalhador não ande muito até retirar o item a ser entregue.
“No momento, nosso app só faz o cálculo da entrega para levar, ele calcula sozinho e antes de pedir você já vê o valor na tela de quantos reais ficará o serviço. Como só levamos, têm muitos comércios que precisam que o motoboy retorne. Dessa forma, cobramos por fora o valor de 5 reais em toda Campo Grande para retornos”, explica o entregador.
O diferencial dos demais aplicativos é que, segundo Fernando “o motoboy pode ganhar o valor que for, ele só vai pagar 10 reais por semana para a manutenção do app. Todo o dinheiro que ele arrecadar é dele”, informa.
Pensando na segurança dos trabalhadores devido aos índices de assalto a motoboys, a plataforma conta com um “botão de pânico”, para se alguma situação de perigo estiver acontecendo, o motoboy aperte o botão, mandando automaticamente uma mensagem para a Central e para todos os motoboys que estiverem próximo a ele. “Afinal, somos uma equipe muito unida, um ajuda o outro”, relata o líder.
Serviço
O app “CG67 Delivery” está disponível nas lojas de aplicativo dos celulares e pode ser usado tanto pelos comerciantes que precisam do serviço, quanto para os motoboys que queiram realizar entregas. Mais informações podem ser conferidas através do telefone (67) 991042057.
