Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Mirando na educação híbrida, aumentou número de jovens que pensam em fazer faculdade

Pesquisa com estudantes identificou que 63% pretendem estudar no primeiro semestre de 2022
Arquivo -

Aumentou o número de estudantes interessados em investir na graduação, segundo a pesquisa apresentada nessa terça-feira (23), intitulada “Observatório da Educação Superior – 5ª edição: Perspectivas para 2022”, feita pela Associação Brasileira de Mantenedoras de (ABMES) em parceria com a Educa Insights. O dado compara a intenção dos estudantes ouvidos em novembro de 2020 com entrevistados neste ano.

Conforme o levantamento, 63% dos estudantes que responderam à pesquisa declararam ter planejamento para começar a no primeiro semestre de 2022. No mesmo período do ano passado, apenas 38% dos entrevistados tinham intenção de se matricular no semestre seguinte.

Durante a pesquisa, os estudantes responderam, ainda, sobre a preferência da modalidade de curso, se presencial, a distância ou híbrido. Conforme as opiniões, 45% da carga horária dos cursos deveriam ser dedicadas às aulas presenciais tradicionais, enquanto o restante deveria ser ministrado ou por aulas remotas (16%), por conteúdos digitais (16%) ou mesmo por trabalhos práticos em comunidades ou empresas (23%).

Entre os estudantes que escolhem cursos na modalidade a distância, 67% querem começar imediatamente e 13% pretendem iniciar na metade de 2022. Quando a preferência é um curso presencial, 63% querem ingressar no próximo semestre e 14% no segundo semestre de 2022.

Para o diretor-presidente da ABMES, Celso Niskier, a pesquisa identifica o crescimento da confiança dos estudantes em ingressar na graduação com o avanço da vacina e a retração da pandemia no Brasil. Nesse cenário, Niskier destaca que as instituições de ensino devem se preparar para receber os alunos pós-pandemia após a experiência com o ensino remoto.

“Ficou bem claro que o futuro do ensino é híbrido e que os jovens querem o melhor dos dois mundos. Está nas mãos das instituições esse desejo de combinar as atividades híbridas e presenciais. Esses candidatos procuram universidades que oferecem programas flexíveis que combinam presencial com remota, com trabalhos práticos. As que souberem oferecer esse modelo híbrido terão maior chance de captação”, afirma Niskier.

A pesquisa foi feita entre 14 e 16 de novembro, via internet, com consulta a 1.043 estudantes considerados potenciais alunos de cursos presenciais e a distância em instituições particulares de ensino superior, em todas as regiões brasileiras.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prepare-se: Inmet alerta para chuvas, ventos fortes e geada em MS a partir desta segunda

Funsat retorna do ‘feriadão’ com 2.081 vagas de emprego em Campo Grande

Ópera francesa

Ópera francesa e filme de Béziat celebram a cultura francesa em espetáculo gratuito na UFMS

carta montanhista

Corpo de fotógrafo que morou em Campo Grande é encontrado no Peru

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Brasileira que caiu em vulcão na Indonésia continua desaparecida

Últimas Notícias

Cotidiano

De Spin a Crosser, leilão do Detran-MS tem mais de 120 veículos aptos à circulação

Ao todo, o leilão oferta 94 motocicletas e 33 automóveis

Brasil

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

Governo brasileiro condenou "com veemência" ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares "em violação da soberania do Irã e do direito internacional"

Cotidiano

Ação troca materiais recicláveis por alimentos de hortifrúti em Campo Grande

Senhas para troca de recicláveis serão distribuídas ao longo da semana nas duas unidades do Projeto Florestinha

Esportes

Dupla com atleta de MS, George/Saymon conquistam bronze no Rei e Rainha da Praia na Holanda

Com um formato diferenciado, foi finalizado neste domingo (22) a disputa do Rei e Rainha da Praia, realizado na cidade de Utrecht, na Holanda. As duplas campeãs foram a equipe holandesa Brouwer/Van de Velde e a brasileira Vitória/Hege